Ordem da Cavalaria

Dentre as organizações que corroboram a essência da Ordem DeMolay, destacamos especialmente a Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, mais conhecida como Ordem da Cavalaria.

Criada em 1947 nos Estados Unidos, a Cavalaria exalta um sentimento de pertencimento àqueles DeMolays que se empenham pela causa assumida em Capítulo. Sua poderosa filosofia incute ensinamentos pertinentes sobre liderança e modos de como lidar com as situações que ocorrem nas nossas vidas, instruindo sempre a tomar o caminho correto e a agir com um enorme espírito de caridade e humildade.

DeMolays de 16 a 20 anos, que logo entrarão no caminho que conduz à maioridade, podem participar desta organização. Para garantir a formação sólida dos preceitos da Ordem DeMolay, sua série de ensinamentos culminam em alguns graus, que servem como atestados de conhecimento e de maturidade em visão de mundo. Esse sábio sistema de graus é conhecido como o Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil – o IRCB.

Neste sistema, para que cada Cavaleiro possa galgar o grau seguinte, é necessário atestar, através de um trabalho escrito, que compreendeu os ensinamentos transmitidos. Para tanto, o SCODB conta com um robusto programa chamado PACC – Programa de Avaliação e Certificação de Cavaleiros – onde uma banca de corretores de todo o país é responsável por corrigir estes trabalhos, garantindo que os ensinamentos não se percam, e preparando esses jovens para os primeiros desafios da vida acadêmica.

Diferentemente dos Capítulos da Ordem DeMolay, a Cavalaria foca apenas em filosofia e estudos. Seu principal enfoque são as histórias que envolvem os Cavaleiros Templários da Idade Média, que em diversos momentos demonstravam bravura e sabedoria em seus atos e decisões.

Para sanar qualquer dúvida e conhecer mais sobre a Ordem da Cavalaria, entre em contato com a Comissão Nacional de Filiadas e Paralelas através do e-mail filiadas@demolay.org.br.