DeMolay de Rondônia conquista o Sul-Americano de Powerlifiting no Uruguai
02 outubro, 2019

DeMolay de Rondônia conquista o Sul-Americano de Powerlifiting no Uruguai

BY / 2 semanas atrás

O Irmão Thiago Gonçalves da Luz, o Hulk, membro do Capítulo Príncipe da Luz nº 613, do município de Rolim de Moura, distante 485 km de Porto Velho, sagrou-se campeão na categoria de Supino até 23 anos e 96 kilos, do 34º Campeonato Sul-Americano de Powerlifiting, (levantamento de peso olímpico), disputado em Piriapolis, cidade turística praiana, próximo a Montevidéu, no Uruguai, no dia 21 de setembro. As marcas do sucesso foram: 160 kilos na primeira pedida, 170 kilos, na segunda pedida e 175,5 na terceira pedida.

O jovem DeMolay de 22 anos, iniciado em 16/02/2013, viajou de ônibus de Rolim de Molura até Porto Velho, em seguida pegou o avião para Montevidéu. Ao desembarcar, enfrentou uma temperatura de cinco graus, além de superar os adversários, teve dificuldade monetária e logística, mas com a ajuda da família e amigos conseguiu disputar o campeonato Sul-Americano 2019.

Determinação, foco e o apoio da família, amigos, e também da Ordem DeMolay, Hulk superou limites considerados intransponíveis, vencendo um argentino e um chileno considerados favoritos em sua categoria.

“Eu estou muito feliz e honrado por Deus me proporcionar esse momento muito ímpar em minha vida e poder colocar pessoas maravilhosas em meu caminho, onde sem vocês, eu não chegaria nunca aqui. Agora é se preparar para o ano que vem, onde terei um calendário cheio de desafios e, se Deus quiser, uma convocação para o mundial na República Tcheca”, menciona.

A presença nesse campeonato Sul-Americano, onde, segundo ele, esperava ficar com a medalha de bronze, foi confirmada com o título do campeonato brasileiro.

O levantamento de peso básico, levantamento básico ou levantamento de potência (powerlifting em inglês) é um esporte de força consistente em três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

O levantamento básico surgiu nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 60, a partir de antigos exercícios que eram praticados por levantadores de peso olímpico e fisiculturistas.

A partir da década de 1960, começaram a se organizar competições e em novembro de 1972 surgiu a primeira federação que regula o esporte, a International Powerlifting Federation (IPF) e o primeiro campeonato mundial oficial foi realizado em novembro do ano seguinte, 1973. A partir da década de 1980 começaram a surgir outras federações.

Por: Lucas de Azevedo – Jornalista

RESPONDER

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *