Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil completa 14 anos
17 julho, 2019

Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil completa 14 anos

BY / 1 mês atrás

O Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil (IRCB), completou nesta terça, 16 de julho, 14 anos de funcionamento para todos os Conventos do país. A primeira concessão em solo brasileiro aconteceu na cidade de Ribeirão Preto- SP, no dia 16 de julho de 2005. O trabalho iniciado pelas Comissões de Ritual, Liturgia e Jóias e também da Filiadas e Paralelas, do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), foi fundamental para que, em 18 de junho de 2009, também nesta cidade, fossem concluídas as implementações de todos os graus da série histórica e filosófica naquele ano.

Aos poucos, os processos de concessões desses graus foi passando das Comissões Nacionais para os seus respectivos Conventos. Inicialmente por meio do Programa de Avaliação e Certificação de Conventos, que posteriormente passou a ser chamado de Programa de Avaliação e Certificação de Cavaleiros (PACC).

Inicialmente foi feito, naquela época, uma tiragem do ritual Cavaleiro da Capela (Primeiro Grau), onde posteriormente foram publicados todos os outros até o Grau Cavaleiro da Cadência em 2010.

Nesse ano, para comemorar os 14 anos do IRCB, a Comissão de Ritual, Liturgia e Jóias, publica uma edição especial contendo todos os graus, inclusive os graus da série honorífica que nunca foram impressas; sim apenas disponíveis na internet.

Essa edição possui capa dura, feita em tamanho maior do que o convencional, com uma encadernação espiral, sendo cópias numeradas e limitadas. Além disso, o ritual possibilita uma maior interação com o leitor, tendo áreas específicas para armazenar as datas de investidura de cada grau e também, colher assinaturas e mensagens daquelas pessoas que foram importantes na jornada como cavaleiro.

“Essa edição comemorativa dos 14 anos do IRCB, serve como referência para as concessões, mas também, tem função de memorial de todos os juramentos feitos diante do altar da cavalaria. É especialmente emocionante para mim, onde posso ver o grau que investi naquele tempo, continua sendo praticado nos dias de hoje. Agora posso também, ajudar a continuar com esse legado e transmitir apoio aos futuros cavaleiros”, menciona o Presidente da Comissão Nacional de Liturgia e Jóias do SCODB, Irmão Bruno Freitas.

Por: Lucas de Azevedo – Jornalista

RESPONDER

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *