Grande Capítulo de Rondônia instala novo Capítulo

Publicado em 28/09/2018 e alterado em 02/10/2018 | Categorias: GCE, SCODB | Publicado por: 90237

A Ordem DeMolay rondoniense está em festa pela instalação de mais um Capítulo. Dessa vez, a cidade contemplada com esse novo alicerce à juventude foi a capital estadual, Porto Velho. Trata-se do Capítulo “Marechal Rondon II” n.º 821 da Ordem DeMolay para o Brasil, que iniciou mais de 20 novos membros logo em sua Instalação. Todos esses novos Irmãos já deram provas de que entraram para somar e fazer a diferença, já que realizaram, em menos de um mês, diversas ações de impacto regional, já sendo reconhecidos pelos bons trabalhos.

A fundação do Capítulo foi iniciativa do Grande Capítulo do Estadual de Rondônia – GCE-RO, sendo esta uma ação conjunta e complexa, reunindo também esforços da Liderança do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e dos Capítulos da região, para tornar-se realidade.

Para nossa grata surpresa, fomos convidados pelo nosso Irmão Nadicleiton Soares, Grande Mestre Estadual do GCE-RO, para somar nossos esforços e auxiliar nosso Grande Capítulo Estadual nos assuntos relacionados à expansão da Ordem DeMolay em Rondônia. Vimos nesse convite uma oportunidade de tentar fazer algo que há muito tempo nossos irmãos vêm buscando, que é ampliar e expandir os nossa atuação no Estado. Estava ali uma forma concreta de retribuir um pouco de tudo que recebemos da Ordem DeMolay”, menciona Tio Luiz Paulo Neto, Secretário de Expansão do GCE-RO, Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo “Jorge Teixeira” n.° 056 e Presidente do Conselho Consultivo do Convento “Real Forte Príncipe da Beira” n.° 062.  “A partir desta fundação, buscamos apoio nos dois Capítulos já existentes na Capital, pois precisávamos do apoio dos DeMolays ativos nesse processo de busca de novos membros. Este apoio veio, e veio forte. Três membros do Capítulo Jorge Teixeira se dispuseram a transferirem-se ao novo Capítulo fundado, colaborando com esse nosso sucesso”, explica.

O Capítulo também já começou totalmente equipado com tudo que é preciso para uma reunião acontecer e sem custo nenhum por parte dos membros. Isso, graças à mobilização da Loja Patrocinadora e do GCE-RO. O SCODB também desempenhou papel importante neste momento, patrocinando os primeiros Rituais e o jogo de Joias dos Oficiais. Teve papel fundamental nesse processo os Irmãos Johnatam Furquin, Grande Secretário Estadual do GCE-RO, e Marcelo Serqueira, Secretário Administrativo do SCODB, que mobilizaram e viabilizaram as doações.

Desde o nome até seu emblema, o Capítulo homenageia a história do estado de Rondônia. Seu nome veio para reconhecer e homenagear um grande personagem na história da criação e formação deste estado, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, numa forma de reconhecer os seus feitos, sua trajetória e luta pacífica na ocupação do que hoje é o Estado de Rondônia.

A insígnia do Capítulo traz a logo da Loja Patrocinadora, A.R.L.S. “Estrela de Porto Velho” n.° 3.462, e ainda alguns ícones da representação histórica do Município de Porto Velho e do Estado: as três caixas d’água, estruturas ainda remanescentes da criação do município, o mapa de Rondônia e na parte superior, o Forte Príncipe da Beira. Nota-se ainda a Cruz Pátea, também conhecida como a ‘Cruz Templária’, e a imagem da Coroa da Juventude, que une todos os elementos.

Não poderíamos deixar de trazer a frase ‘non nobis, domine, sed nomini tuo ad gloriam‘, ou seja, “Não a nós, Senhor, não a nós, mas pela Glória de teu nome“, uma divisa, a regra templária, extraída do Salmo de Davi, declara Tio Luiz Paulo Neto, ainda sobre a escolha de nome e estandarte do Capítulo.

A criação desse Capítulo representa o início de uma nova fase para a Ordem DeMolay rondoniense”, pelas palavras do Grande Mestre Estadual de Rondônia, Tio Nadicleiton Silva Soares. “Esse é só o primeiro de muitos Capítulos que ainda serão fundados em Rondônia nos próximos meses, o que se pode esperar é uma expansão maior ainda em 2019”, conclui.