MCE-RJ representa a Ordem DeMolay no Dia do Maçom na ALERJ

Publicado em 15/09/2018 e alterado em 27/09/2018 | Categorias: GCE, SCODB | Publicado por: 90237

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, em cumprimento ao Dia do Maçom (comemorada dia 20 de agosto), realizou Sessão Solene em Homenagem à Maçonaria fluminense no dia 22 de agosto.  A Sessão foi presidida pelo Deputado Estadual Tio Iranildo Campos, e a Ordem DeMolay foi representada pelo Irmão Hugo Frazão, Mestre Conselheiro Estadual do Rio de Janeiro.

A Sessão foi solicitada pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro – GLMERJ, sendo também uma homenagem póstuma ao Tio Paulo Roberto Ribeiro Lemgruber, Grão-Mestre da GLMERJ, grande entusiasta da Ordem DeMolay e Membro Honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil – SCODB, que faleceu em maio deste ano. Tal homenagem foi a responsável pelo ponto alto da noite, momento em que foi concedida a Medalha Tiradentes, maior honraria disponibilizada pelo Estado do Rio de Janeiro. Outros Tios fluminenses também foram agraciados com honrarias durante a Sessão.

Estiveram presentes os Ilustres Deputados Estaduais da ALERJ, incluindo o Presidente da Casa, Tio André Ceciliano, igualmente Membro Honorário do SCODB, e o Tio Paulo Ramos, além do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja, Tio Nelson Lopes Ribeiro, que também foi homenageado com honrarias concedidas, bem como o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Tio Joel do Espírito Santo, e vários outros membros da Alta Administração da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro. Participaram também autoridades estaduais do Grande Oriente do Brasil e da Confederação Maçônica do Brasil, representado na pessoa do Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio de Janeiro, o Tio José Carlos de Almeida. A esposa do nosso Saudoso Tio Lemgruber, Tia Rosilene Lemgruber, também estava presente, prestigiando esta Sessão mais que especial.

As instituições Paramaçônicas também não ficaram de fora. Estiveram presentes nossas Primas da Ordem Internacional das Filhas de Jó, e os Irmãos Hugo Frazão e Felipe Martins, Mestre Conselheiro Estadual do Rio de Janeiro e seu Adjunto, respectivamente, que representaram a Ordem DeMolay naquela ocasião.“Foi uma honra enorme poder estar representando a Ordem DeMolay fluminense na Casa do Povo, explicando nossos propósitos e objetivos, além de parabenizar os Tios Maçons que sempre vêm nos apoiando”, mencionou o Irmão Hugo.

Para o Tio Fábio Vladimir, Ex-Grande Mestre Estadual do Rio de Janeiro e Legionário de Honra do SCODB, a Sessão foi magnífica em vários sentidos. “Foi muito emocionante ver o Irmão Hugo Frazão representando nossa Ordem. Em seu discurso, exaltou nossa história, bem como as Virtudes Cardeais e nosso fundador, Tio Alberto Mansur. Porém, o momento mais especial foi quando propôs uma reflexão sobre a Maçonaria e o nosso país, lembrando que nós, DeMolays, somos o futuro, e os Maçons, os alicerces do nosso presente”, contou o Irmão Fábio.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Tio Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico em data equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro). A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.