Encontro Mineiro da Ordem da Cavalaria reúne mais de 130 Cavaleiros

Publicado em 05/08/2018 | Categorias: GCE, SCODB | Publicado por: 90237

No último dia 28 de julho, o Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais (GCE-MG) realizou, na capital mineira, o Encontro Mineiro da Ordem da Cavalaria (EMOC 2018). O evento, exemplo da força da segunda maior Ordem do país em número de membros, contou com a participação de mais de 130 cavaleiros, que puderam desfrutar de atividades que integraram os Irmãos de todo Estado, proporcionando acessibilidade, tanto geográfica, quanto econômica, a todos que participaram.

O Encontro surpreendeu os presentes desde o começo. Presidida pelo Mestre Conselheiro Estadual Adjunto de Minas Gerais, o Irmão Eduardo Barbosa, a belíssima Cerimônia de Investidura contou com todos os cargos ocupados pelos Ilustres Comendadores Cavaleiros dos diferentes Conventos presentes, demonstrando a singularidade de nossas cerimônias e a intenção de criar laços profundos entre os diferentes Conventos inconfidentes.

O encontro ainda contou com a investidura em todos os Graus do Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil (IRCB). Cada um foi concedido por um Convento diferente, o que evidenciou a capacidade e a qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos Cavaleiros em Minas Gerais. Também foram concedidos dois Graus Honoríficos, o de Comendador da Cavalaria e Grã Cruz da Cavalaria. Sendo este entregue ao Tio Francisco André Martins, Grande Mestre Estadual de Minas Gerais.

O EMOC já se consolidou como um importante evento no calendário da Ordem DeMolay mineira, e mais uma vez nós presenciamos o motivo. Inúmeros Irmãos de todas as partes de nosso estado trocando experiências, confraternizando e praticando a boa Cavalaria brasileira por meio do IRCB. Posso dizer que deixei esse evento com as energias renovadas, na certeza que a Cavalaria brasileira está viva e bem”, disse o Irmão João Guilherme Schott, Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, que ainda complementou: “Não posso deixar de parabenizar o Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais pela organização de mais esse grandioso evento: que venham mais e mais!”.

Foi organizado também, com o objetivo de deixar o evento mais divertido e menos cansativo, um campeonato que simulava jogos mediáveis. Houveram competições de “Guerra de Cotonete” e também cavalgadas com lança, proporcionando momentos de descontração e comunhão entre os Cavaleiros. A Organização também preparou um cardápio completo, começando pelo desjejum digno de hotel, contando com diversas opções entre doces, salgados e bebidas. No almoço, lombo ao molho barbecue, guarnecido de legumes salteados, feijão tropeiro e arroz branco. E fechando o dia, um grande rodízio de pizza. Tudo com opções vegetarianas para os que assim optaram.

Neste evento revivemos os ensinamentos desta magnífica Ordem através de inúmeras atividades em um ambiente totalmente novo, descontraído e fraterno”, celebra o Irmão Moisés Augusto Chaves, Secretário Estadual de Conventos do GCE-MG e um dos organizadores do evento. “Apesar das dificuldades na organização, posso dizer com firmeza que atendemos às expectativas dos Cavaleiros participantes e realizamos todas as atividades propostas”, reforça o Irmão, que ainda aproveitou para agradecer aos Cavaleiros que, de uma forma ou de outra, colaboraram para a realização do evento.

Tags: