VI ENAC realizado no RJ concede todas os Graus do Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil

Publicado em 22/07/2018 e alterado em 21/07/2018 | Categorias: Sem categoria | Publicado por: 90237

Palestras, workshops e atividades paralelas foram as principais atividades do VI Encontro Nacional da Cavalaria realizada no dia 23 de junho, na sede do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito (R.E.A.A), em São Cristóvão, na Zona Central do Rio de Janeiro. Este evento foi organizado pelos Conventos “Sir Arthur – O Pendragon” n.º 027 e “Sir Percival de Gales” n.º 001, dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay.   Foram concedidas todos os Graus do Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil – IRCB.

A abertura aconteceu no Templo Vermelho Nobre e contou com a presença de mais de cem pessoas, incluindo as principais autoridades do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e demais autoridades DeMolays e Maçônicas.

Pelo SCODB, estiveram presentes o Grande Mestre Nacional Adjunto, Tio Guilherme Santos, Mestre Conselheiro Nacional, Irmão Guilherme Cardoso, e o Irmão João Guilherme Schott, Mestre Conselheiro Nacional Adjunto. O Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro também estivera presente, por meio do Tio Caio Melo, Grande Mestre Estadual, Tio Cristiano Heitor, Grande Mestre Estadual Adjunto, e Irmão Hugo Frazão, Mestre Conselheiro Estadual.

O ENAC 2018 retornou ao seu berço. O Rio de Janeiro, o Supremo Conselho para o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito. E isso muito nos honra, justamente no ano em que comemoramos, em setembro, 25 anos da Cavalaria Brasileira. Então, esse evento, que já notório, um dos principais eventos da Ordem DeMolay, onde reunimos Cavaleiros que supostamente seriam os DeMolays mais velhos e que já estão prontos para galgar esses Graus da Cavalaria no que tange até mesmo à orientação dos mais novos. O Rio de Janeiro fez um excelente trabalho, digno do SCODB, digno de ENAC, que já se tornou um padrão muito específico. A volta do ENAC ao seu berço seria mesmo alusivo aos 25 anos de Cavalaria no Brasil. Fiquei muito triste por não ter estado presente, porém o evento alcançou seu objetivo e a concessão dos graus foi suma importância para que possamos fortalecer cada vez mais a Cavalaria Nacional”, menciona o Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Tio Diogo Bazzanella.

Grande Mestre Nacional Adjunto do SCODB, Tio Guilherme Santos, esteve presente neste evento e abordou que “estamos vivendo um momento muito especial, que é mais um Encontro Nacional da Ordem da Cavalaria, uma sequência de grandes encontros que o SCODB vem promovendo, ano após ano, nessa área. Neste ano, esse encontro tem viés muito especial porque nós estávamos reunidos no Templo onde a Cavalaria começou, no berço da Ordem DeMolay e da Cavalaria Brasileira, no Estado do Rio de Janeiro, com os Conventos Organizadores ‘Sir Arthur – O Pendragon’ n.º 027, e ‘Sir Percival de Gales’ n.º 001, que fez a abertura. Para mim, que sempre gostei da Ordem da Cavalaria, é uma honra muito grande, é um momento muito especial. Para os Cavaleiros que vieram até aqui que eles possam se aprimorar, melhorar ainda mais seus conhecimentos e estudos; confraternizarem ainda mais com os Irmãos. É mais um passo para o SCODB, que ano após ano a gente consiga realizar mais encontros como esse”.

O ENAC foi um evento muito diferente, pois a geração atual de Cavaleiros pode ajoelhar-se e assistir uma investidura no local onde isso aconteceu pela primeira vez em nosso país. O evento foi muito produtivo e não se resumiu somente aos graus, que foram concedidos com muita organização, tivemos também os stands do Gabinete Nacional da Comissão de Organizações Filiadas e Paralelas. Palestras, orientações essenciais sobre como chegarmos aos graus e além do encerramento que foi muito bom, onde conhecemos um pouco da cultura carioca e podemos conhecer Irmãos de todo o Brasil. O jantar foi fantástico e todo o Supremo Conselho ficou bastante contente com a organização. A Cavalaria nesta gestão é um dos melhores dos focos do nosso Gabinete Nacional, é na minha opinião a instrução máxima dos meninos. Para 2019 esperamos que esse conceito de ENAC seja ainda melhor”, explica o Mestre Conselheiro Nacional, Irmão Guilherme Cardoso.

Durante o VI Encontro Nacional da Cavalaria, os Conventos Organizadores deste evento concederam o Grau do Manto Prateado a três Eminentes Irmãos Marcelo Serqueira (ex-Secretário Geral Adjunto do SCODB e atualmente Gerente Administrativo), Adalberto Martins (ex-Presidente da Comissão Nacional de Treinamento do SCODB e Grã-Cruz da Cavalaria) e Francinei Menin (Coordenador do Programa de Avaliação e Certificação de Cavaleiros – PACC). Essa é a maior honraria da Cavalaria que o SCODB pode oferecer, pelos relevantes serviços prestados na Cavalaria Carioca e Nacional.

Acredito que uma homenagem não é apenas um reconhecimento aos trabalhos prestados como também, um convite a continuar os esforços e trabalhos; ver uma Ordem DeMolay única, forte, ascendente. Expresso a minha gratidão em poder ser reconhecido como Cavaleiro do Manto Prateado nesta sagrada Ordem”, explica o Irmão Francinei Menin, Coordenador do PACC.

O registro fotográfico oficial do VI Encontro Nacional da Cavalaria foi feito pelo experiente maçom, Tio Irineu Filho, membro da A.R.L.S. Estrela do Sul nº 299, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul.  “A fotografia para mim é uma paixão, um lazer, um hobby um estado de espírito”, menciona o Tio Irineu.

O Irmão Adalberto Martins Júnior, Grã-Cruz da Cavalaria (honraria recebida em 2014), foi o principal palestrante desse evento e abordou sobre importância de todos os Graus da Cavalaria do IRCB até os dias de hoje, fazendo uma linha do tempo desse tema.  O Mestre Conselheiro Estadual do Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro, Irmão Hugo Frazão, agradeceu a todos os Mestres Conselheiros Estaduais que puderam se fazer presentes no evento e a todos os Irmãos de outros estados que, segundo ele, só demonstra que a Ordem da Cavalaria existe.

 

CLIQUE AQUI para ver as fotos do evento.