SCODB marca presença na 47ª Convocação do CONJUVE

Publicado em 20/07/2018 e alterado em 19/07/2018 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 90237

A Ordem DeMolay para o Brasil esteve mais uma vez presente no Palácio do Planalto para fazer o que faz de melhor: buscar transformar a realidade dos jovens brasileiros. Trata-se da 47º Convocação Ordinária do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE.  A reunião aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de Julho e foi marcada para a eleição da mesa diretora deste Conselho. Na ocasião, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil foi brilhantemente representado pelo Irmão Guilherme Cardoso, Mestre Conselheiro Nacional.

O CONJUVE, criado em 2005, é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira.  Serve como órgão consultivo da Presidência da República e de todo o Governo Federal no que se refere às políticas públicas voltadas aos jovens, que garantam o reconhecimento dos direitos e das capacidades destes, além de assegurar o cumprimento de legislações já existentes (como a Política Nacional da Juventude). Durante as Convocações, as Instituições eleitas ainda podem promover um intercâmbio de informações, onde toda juventude brasileira ganha.

A primeira grande pauta desta Convocação foi a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho para o biênio 2018/2019, que aconteceu na segunda-feira (16). Desta forma, o sr. Edglei Alexandre, membro da Sociedade Civil no eixo da Saúde, foi eleito como Presidente da Mesa. A Vice-Presidente ficará, a partir de então, sob responsabilidade do sr. Anderson Pavin Neto, advogado e representante governamental.

A composição das Comissões e Grupos de Trabalho também foi decido no primeiro dia desta Convocação. “Nosso Supremo Conselho passou a compor as comissões de trabalho relacionadas a Empreendedorismo, Inovação e Comunicação. Já no âmbito dos grupos de trabalho, estamos vinculados ao eixo de Território e Mobilidade, a qual somos relatores, e nos eixos de Trabalho e Renda e Participação”, esclarece o Irmão Guilherme Cardoso.  “É uma honra enorme representar, não somente nosso Supremo Conselho, mas cada um dos Irmãos DeMolays deste Brasil, que compartilham dos mesmos interesses que os meus. Estamos aqui, ocupando este importante espaço e colocando nossa pró-atividade e nosso trabalho dentro dos grupos e comissões, buscando sempre os melhores resultados possíveis”, acrescenta.

Na quarta-feira (18), último dia da 47º Convocação do CONJUVE, ocorreu a Plenária da Comissão, que deliberou sobre os temas acerca do contexto da juventude brasileira.

Esteve também presente, durante toda a Convocação, o Tio Fernando Fernandes, Secretário de Assuntos Institucionais do Grande Capítulo Estadual de Santa Catarina (GCE-SC), que atua como Conselheiro do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude (FORJUV), de Santa Catarina.

A participação da Ordem DeMolay neste Conselho é extremamente importante. Este é o maior colegiado de juventude do Brasil e estamos aqui como titulares de uma cadeira, representando centenas de jovens de todo país. Isso é motivo de orgulho e felicitações do nosso SCODB”, menciona o Tio Fernando Fernandes.  “Nosso Mestre Conselheiro Nacional tem feito uma ótima atuação no Conselho. Sempre conquistando espaços importantes nas Comissões e nos grupos de trabalho. São jovens como ele que precisamos atrair, cada vez mais, para nossas fileiras, capacitando-os, orientando-os e forjando o espírito de líder que um DeMolay deve ter”, enfatiza.

Quarenta entidades participam, de forma titular ou como suplentes, representando a sociedade civil em seus mais diversos eixos de atuação como, por exemplo, Esporte e Lazer, Diversidade, Cultura e Saúde, se encontram representadas no CONJUVE. Dentre as instituições estão a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, a Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE, a União dos Escoteiros do Brasil, a Pastoral Juvenil da CNBB, dentre outros. Ainda existem vinte vagas destinadas a representantes oriundos do poder público, onde abarca-se membros de ministérios que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude, dos representantes do Fórum de Gestores Estaduais, da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude e das entidades municipais.

Em sua pauta anterior, que aconteceu no município de São Luís, no Maranhão, o CONJUVE buscou aproximar-se das diferentes realidades das juventudes em nosso país. Naquela ocasião, houve o lançamento de importantes programas que estão sendo implantados nos órgãos federais e estaduais, como por exemplo, o “Projeto Vira Vida”, além de produtivas rodas de diálogo entre os membros do Conselho e a sociedade.