Instalada em Teresina/PI a Távola “Professor Carvalho Neves” n.º 162

Publicado em 11/06/2018 e alterado em 10/06/2018 | Categorias: Comissões, Institucionais, SCODB | Publicado por: 90237

Foco, determinação e fé. Foram com essas qualidades que o Irmão Marcelo Negreiros Junior, membro do Capítulo “Professor Carvalho Neves” n.º 500 da Ordem DeMolay para o Brasil, de Teresina/PI, assistiu a realização de seu sonho ao estar presente na cerimônia pública de instalação da Távola “Professor Carvalho Neves” n.º 162 da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda, no dia 25 de março deste ano, nas dependências da A.R.L.S. “Heróis da Pátria” n.º 3917 (GOB-PI), juntamente com outras 80 pessoas entre autoridades maçônicas, paramaçônicas e convidados.

Foram cinco anos trabalhados com muito afinco para tornar o sonho em realidade, contando com o apoio irrestrito do atual Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Piauí, o Eminente Tio José Antônio Dias Soares Silva, e também do Venerável Mestre da Loja Patrocinadora do Capítulo “Professor Carvalho Neves” n.º 500, Tio Carlos Alberto Sousa.

A Távola “Professor Carvalho Neves” n.º 162 conta com um time de profissionais para acompanhar o desenvolvimento desses novos Escudeiros em sua nova casa. Pensando no futuro, essa equipe conta com uma pedagoga, Ysnaira Pollyanna, do Master Practitioner em PNL e Coaching (estuda a construção das crenças e valores, da identidade da criança), sendo o responsável o Irmão Marcelo Negreiros (que está atualmente como Consultor do Conselho de Honra). A equipe conta, ainda conta com o apoio do estudante de psicologia Luiz Neto. Esses dois últimos estão estudando psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Investir no desenvolvimento humano desde a fase da segunda infância, é colher futuramente jovens dignos de bem através das virtudes que a Távola e a Ordem DeMolay ensina”, comenta o Irmão Marcelo. A ideia de instalar a Távola “Professor Carvalho Neves” surgiu em 2013/2014, quando Irmão Marcelo Negreiros Júnior ainda estava iniciando na Ordem DeMolay, onde presenciou projetos desta instituição paramaçônica em algumas cidades do Estado do Piauí, tendo a Ordem dos Escudeiros no interior, onde começou então a trabalhar mais esse desejo.  Ao conversar com o seu Irmão de Ordem, Tomaz Souza Veras Neto, hoje Nobre Cavaleiro desta Távola, explicou mais uma vez sobre a importância de ter a Ordem dos Escudeiros em seu Capítulo, tendo futuramente o apoio do Grande Mestre Nacional naquela época.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro deste ano, fez o marketing direto para a divulgação da inédita cerimônia pública de instalação desta Távola no dia 25 de março, com a iniciação de nove Escudeiros e o Conselho Consultivo, onde o Irmão Marcelo Negreiros Jr está como Consultor da Távola.  “Satisfação e a sensação de dever cumprido, essa é a emoção que sinto. Uma felicidade muito grande em observar o meu Capítulo crescendo e a família maçônica em festa. Além disso quero sempre poder retribuir constantemente o que a Ordem DeMolay proporcionou em minha vida, em forma de aprendizagem, maturidade e valores dignos de homens de bem. Tenho orgulho de fazer parte da história do meu Capítulo”, finaliza.

Para o Nobre Cavaleiro, Irmão Tomaz de Sousa Veras Neto, 19, menciona que a Távola ”foi um sonho, assistia como um desafio e ao mesmo tempo para colhermos frutos no futuro, pois os meninos iniciados na Távola estarão mais preparados para entrar na Ordem DeMolay e, assim, seguir o que eles desejarem. Conseguimos iniciar nove Escudeiros. Temos tido bons resultados, os meninos são muito inteligentes. Uma das melhores coisas que a Ordem DeMolay pode dar para mim, é esta Távola porque aprendo muito com eles. Esta Távola foi um sonho realizado, lutamos muito por isso. Para o futuro, que eles possam ajudar a crescer cada vez mais esta Távola”.

O Nobre Cavaleiro aborda ainda que neste sábado, 9, será realizado em conjunto com o Bethel Filha de Antares #03, a primeira filantropia visitando o abrigo de idosos São Lucas, que atende cerca 100 pessoas, tendo como o objetivo transmitir e passar a mensagem de respeitar sempre os mais velhos; a importância dos avós. A próxima reunião da Távola “Professor Carvalho Neves” n.º 162 será em julho. Até o momento, foram realizadas quatro reuniões.

Você sabia?
Com mais uma Távola instalada, o Grande Capítulo do Estado do Piauí conta com outras nove nas seguintes cidades: Távolas “Luiz Ribeiro Gonçalves Neto” e “Guardiões do Piauí” em Teresina, Távola “Antônio Cardoso de Albuquerque” em Picos, Távola “Esperança Jovem Simoense” no município de Simões, Távola “João Noleto de Souza” na cidade de Floriano, Távola “Serra da Capivara” no município de São Raimundo Nonatto, Távola “Manoel Ferreira de Souza” em Jaicos, Távola “Humberto da Fonseca Benvindo” em Bom Jesus, e a Távola “Raimundo Nonato de Brito” em Bocaina.