Instalado em Padre Marcos/PI mais um Capítulo da Ordem DeMolay para o Brasil

Publicado em 04/06/2018 e alterado em 26/05/2018 | Categorias: Comissões, SCODB | Publicado por: 90237

O Capítulo “José de Moura Leal” n.º 818, na cidade de Padre Marcos, localizado na região centro sul piauiense a 400 km da capital Teresina, é o mais novo integrante do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Fundado em primeiro de março deste ano, patrocinado pela A.R.LS. “Acácia da Boa Esperança” n.º 4139 (GOB-PI), e instalado pelo Capítulo “Antônio Cardoso de Albuquerque” nº 466, da cidade de Picos/PI, e já conta com 21 Irmãos. Compareceram também neste evento membros de todas as regiões administrativas deste estado e quase todos os Capítulos piauienses enviaram representantes.

A cerimônia de instalação ocorreu na A.R.LS. “Acácia da Boa Esperança” nº 4139, onde também contou com a presença do Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Piauí, Tio José Antônio Dias, juntamente com o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay deste estado, Tio Salomão Cury-Rad Oka, do Legionário de Honra do SCODB, Irmão Gustavo Dalmolin, do Grande Mestre Estadual Adjunto, Tio Daniel Santos, do Mestre Conselheiro Estadual, Irmão Itamar Andrade, do Secretário Estadual, Irmão Samuel Lima, dentre as demais autoridades maçônicas e paramaçônicas, incluindo as comitivas de Pernambuco e Maranhão. Cerca de 170 pessoas acompanharam este momento ímpar para a Ordem DeMolay.

Foi uma sensação maravilhosa pois a gente está promovendo a expansão da Ordem DeMolay. Os maçons da Loja patrocinadora ‘Acácia da Boa Esperança’ nº 4139 estão muito entusiasmados, realizando um excelente trabalho na capacitação de jovens e na transformação e formação de jovens líderes. Estou muito feliz com esse trabalho. Foi um dia formidável”, explica o Grande Mestre Estadual do Piauí, Tio Salomão Cury-Rad Oka.

O Eminente Grão-Mestre do GOB-PI, Tio José Antônio Dias, foi homenageado com a Honraria da Cruz de Honra (pelos excepcionais esforços no serviço adulto para a Ordem DeMolay), levando a emoção o homenageado, onde em seguida realizou um discurso muito especial para o SCODB.

O Venerável Mestre da A.R.LS. “Acácia da Boa Esperança” nº 4139, Tio José Aquiles da Silva, acredita no potencial desses jovens: “Acreditamos no potencial desses 21 jovens e adolescentes que compõe o Capítulo ‘José de Moura Leal’ n.º 818. A Ordem DeMolay por ser uma organização fraternal, filosófica e filantrópica, visa o desenvolvimento pessoal com seus membros com foco direcionado ao trabalho social e comunitário. A esperança que temos em nosso Capítulo é que eles possam ser um diferencial para a sociedade e, quem sabe futuramente, ser exemplo também para outras regiões de nosso município. Basta que eles absorvam os ensinamentos desta instituição e coloque-as em prática que, com certeza, darão grandes passos para a formação pessoal”, menciona, onde também é o Presidente do Conselho Consultivo deste Capítulo.

Em 18 de maio, a Câmara Municipal da cidade de Padre Marcos, aprovou o projeto de Lei nº 002/2018 de 11 de abril, de autoria dos Vereadores Tio Antônio Francisco de Carvalho, Mestre Maçom A.R.LS. “Acácia da Boa Esperança” nº 4139, e Emanoela Conrado Souza Lima, onde institui o Dia Municipal do DeMolay, incluindo, a partir de então, no calendário oficial de datas e eventos deste município.

Já é lei e estamos muito felizes com essa aprovação”, explica o Venerável Mestre, Tio José Aquiles da Silva.  Com apenas trinta dias de fundação, o Capítulo “José de Moura Leal” nº 818 já está na sua terceira reunião administrativa e começou a promover sua primeira ação filantrópica, arrecadando 654 peças de roupas que serão doadas em breve. Estão promovendo também uma rifa para arrecadar fundos para futuras ações filantrópicas.  Todos os membros deste Capítulo receberam o Grau DeMolay. A primeira iniciação está agendada para o dia 30 de junho. Apesar da jovialidade do Mestre Conselheiro, o Irmão Plínio Ylan Araújo Silva, com apenas 15 anos, está tendo bastante maturidade para conduzir os trabalhos.

Estou muito feliz em ser DeMolay juntamente com os meus novos Irmãos. Em pouco tempo de trabalho em conjunto, estamos sendo reconhecidos pela sociedade e sempre estaremos visando ajudar os que necessitam de nosso apoio, sempre na medida do possível. Esta Ordem nos mostra o verdadeiro espírito humano e solidário, sempre seguindo as Setes Virtudes de um DeMolay”, menciona o primeiro Mestre Conselheiro deste Capítulo, Irmão Plínio Ylan Araújo Silva, filho do Venerável Mestre.