Irmão Ramon Ramos conquista o Bicampeonato de Karatê Kyokushin

Publicado em 28/05/2018 e alterado em 26/05/2018 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 90237

O Irmão Ramon de Almeida Ramos, 17, iniciado na Ordem DeMolay em 17 de novembro de 2012 e atual Mestre Conselheiro do Capítulo “Cavaleiros da Terra Rasgada” nº 726 da Ordem DeMolay para o Brasil, de Sorocaba/SP, conquistou em outubro do ano passado o Bicampeonato da Copa das Américas de Karatê Kyokushin (Verdade Extrema), na categoria faixa preta com idade entre 16/17, em Celaya, no México, cidade localizada a 260km da capital Cidade do México.

O Karate Kyokushin foi criado no Japão, em 1957, pelo Grão Mestre Masutatsu Oyama. É um estilo de karate dinâmico, baseado nos princípios do “bushido” (caminho do guerreiro), priorizando conceitos ancestrais como ser rigoroso consigo mesmo, compreensivo com seus semelhantes, venerar sua família e ser fiel à pátria.  Para chegar ao tão sonhado título, o Irmão Ramon de Almeida Ramos, único brasileiro dessa categoria, venceu seis caratecas de dois países, México e Panamá. A final foi disputada contra um mexicano. O torneio foi realizado dentro do ginásio do Instituto Tecnológico de Celaya.

A Ordem DeMolay me ensinou a ser persistente em todos os objetivos e nunca desistir dos nossos sonhos. O bicampeonato de Karatê Kyokushin é um exemplo dessa persistência, pois esse título é atualmente o de maior expressão na minha carreira. O meu primeiro título internacional nesse esporte foi em 2015, aqui em Sorocaba, na categoria de faixa preta com idade entre 14/15”, explica.  O Irmão Ramon de Almeida Ramos, começou a se interessar por esse esporte aos dois anos de idade por influência paterna. Seu pai, Ronan de Freitas Ramos, 47, já praticava esta arte marcial há mais de 20 anos, se destacando também em diversos torneios internacionais.

Dentro dos seus 17 anos, além deste bicampeonato das Américas, este jovem DeMolay já conquistou, por diversas vezes, o campeonato regional Pequeno Samurai.  Foi vice-campeão estadual em 2017; campeão nacional no último torneio, realizado em São Paulo, conquistando, assim, o direito de disputar o Campeonato das Américas
no México.

O Irmão Ramon de Almeida Ramos, atualmente no terceiro ano do ensino médio, pretende no futuro fazer parte da infantaria do Exército Brasileiro. Tem uma irmã e é o filho mais velho do casal, Tio Ronan de Freitas Ramos, 47, capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo e membro A.R.L.S. “Luz do Saber” nº 4308 (patrocinadora do
Capítulo “Cavaleiros da Terra Rasgada” nº 726), e da empresária, Tia Yara Cristina Pereira de Almeida Ramos, 41.

Seu pai já conhecia a Ordem DeMolay, por ser uma instituição princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre 12 e 21 anos incompletos, pois frequentava diversos Capítulos da sua região.  Assim que o Capítulo “Cavaleiros da Terra Rasgada” nº 726 foi fundado em 2012, indicou seu filho para pertencer a esta Ordem.

A principal importância da Ordem DeMolay em minha vida são as Sete Virtudes Cardeais. E torna-se assim, muito mais do que uma escola de líderes, sendo para mim, uma escola de vida”, conclui o Irmão Ramon.