GOB-PI instala Loja “Grande Mestre Alberto Mansur”

Publicado em 25/05/2018 e alterado em 20/05/2018 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 90237

No dia 14 de março deste ano, a comunidade maçônica piauiense celebrou a Sessão de Instalação de mais uma Loja no estado. Trata-se da A.R.L.S “Grande Mestre Alberto Mansur”, ainda sem número definitivo, filiada ao Grande Oriente do Brasil – Piauí (GOB-PI), situada em Teresina, que funcionará sob o Rito Brasileiro (praticado por mais de 150 Oficinas Simbólicas distribuídas por quase todas as unidades maçônicas no país). A instalação visa homenagear e reforçar o legado do Tio Alberto Mansur, patrono e fundador da Ordem DeMolay, das Filhas de Jó e da Estrela do Oriente no Brasil.

Cerca de 90 pessoas marcaram presença e abrilhantaram a Sessão de Instalação. Dentre Veneráveis Mestres e Mestres Conselheiros das Lojas e Capítulos de Teresina e região, diversas outras autoridades estaduais estiveram presentes. Os Tios Antônio Dias, Eminente Grão-Mestre do GOB-PI, e José Almeida de Sousa, Presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa Maçônica do Piauí (PAEL-PI) e Delegado do Rito Brasileiro no Piauí, representaram a Ordem Maçônica. Já a Ordem DeMolay para o Brasil foi representada pelo Tio Salomão Oka, Grande Mestre Estadual.  DeMolays ativos e Maçons regulares também estiveram presentes nesta data importante para a maçonaria piauiense.

O sonho de construir uma Oficina Maçônica que levasse o nome e a essência do Tio Alberto Mansur em Teresina, segundo conta o Tio Daniel Santos, Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay no Piauí, empossado provisoriamente como Venerável Mestre da Loja, que naquela ocasião, informou que esta ideia partiu do Tio José Almeida de Souza, que dedicou momentos de sua fala à causa da Ordem DeMolay no Estado.

O desejo de se fundar esta Loja veio a partir da notícia do falecimento do Irmão Alberto Mansur, em 17 de julho de 2012 e foi abraçado pelo Grão Mestre Estadual do GOB-PI, Tio Antônio Dias , Membro Honorário de nosso Supremo Conselho”, menciona o Tio Daniel Santos, ladeado pelo Primeiro Vigilante, Tio Marcelo Leal, e como Segundo Vigilante, o Tio Cláudio Lopes, todos Seniores DeMolays.