Conventos pela Demanda – Tema do mês: Amor Filial

Publicado em 06/05/2018 | Categorias: Sem categoria | Publicado por: 90237
“Através dos séculos, os homens nasceram, trabalharam, criaram coisas incríveis, desvendaram segredos do universo, lutaram, choraram e também foram capazes de inúmeras crueldades e atrocidades.
No entanto, características de nossa condição humana permaneceram sempre no genoma de nossos povos. Os pais instruíam os filhos sobre a colheita, sobre as guerras, sobre valores e sobre a família. As mães ensinavam às filhas sobre cuidar do ambiente familiar e a tecer. Não obstante, os filhos propagavam a história da família e de seus genitores. Defendiam a honra e os ensinamentos que lhes foram proporcionados, hasteando bandeiras e defendendo sua família, seus ideais, e seus entes queridos até o fim, onde podemos encontrar a máxima do Amor Filial, quando Jesus, ao estar pregado na Cruz, disse à sua mãe, Maria, que tomasse João como filho de agora em diante. Amando-a tanto, que mesmo em agonia e sofrimento desejava que sua mãe não sofresse e tivesse um filho ao qual cuidar.
Inúmeros jovens como nós pereceram sem nenhum leito ou lápide, como pôde-se observar nos últimos conflitos de nosso século. E, tanto agora quanto no passado, inúmeros jovens igual a nós, não poderão mais encontrar o conforto do abraço e do seio quente de sua mãe, e tampouco a segurança e a firmeza das mãos de seu pai. Lembremos, nesse momento, o poeta quando dizia:
“Mas a vida que é guiada
Pela luz do amor materno
É bem mais que um caminho Para
O firmamento eterno:
Ela esteve no Calvário
E, de forma atemporal,
Alimenta-se da chama Da
Lembrança filial”.
Tomemos então, Cavaleiros, como destaque em nossas deliberações deste mês de maio, o Amor Filial.  Como é dito em nossas cerimônias, é aquele belo e delicado amor que representa a Lenda do Ágape. O amor que existe antes mesmo do nascimento, e se propaga até além do túmulo. Tomemos esse mês, senhores, para nos rededicar aos votos feitos sobre nosso sagrado altar, atribuindo a nossos pais,em especial neste mês, às nossas mães, nossos mais queridos e amorosos pensamentos e palavras, tentando retribuir o amor e os cuidados que elas sempre têm nos dedicado.”