Perfil DeMolay – Irmão Bernardo Berro, de SP

Publicado em 30/04/2018 e alterado em 01/05/2018 | Categorias: SCODB | Publicado por: 90237

O Irmão Bernardo Henrique Berro, 29, ex-Presidente da Comissão Nacional de Ritual, Liturgia e Joias do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil na Gestão 2014/15 e também ex-Presidente da Alumni Brasil em 2016/2017, está atualmente trabalhando em São Paulo como ator, diretor e dublador. Natural de Jaú, na Região Centro Oeste deste estado, é membro do Capítulo “Monte Moriah” n.º 468 da Ordem DeMolay.

Formado em 2010 em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em dublagem e locução pela Central DuBrasil de Dublagem na própria capital, começou a sua carreira como dublador em 2011, já que atua em espetáculos amadores e profissionais desde o ano 2000.

Em sua cidade Natal, ingressou aos 12 anos de idade na companhia de teatro amador Trupe Tropé, onde participou como ator de mais de cinco obras teatrais, destacando-se “Sonho de Uma noite de Verão”, de William Shakespeare. Também participou de grupos como Epifania e Circênico, que movimentam a cultura teatral e circense da cidade. Na escola sempre participou de atividades culturais, através do teatro ou mesmo da música.

Em 2006 deixou o interior de São Paulo para viver na capital, onde cursaria o pré-vestibular, no Colégio Anglo SP. No início, Berro tinha como objetivo cursar a faculdade de Direito, uma de sua predileções, mas nunca negou sua maior atração: o palco.

Mesmo no cursinho, não deixou de participar de atividades culturais e dentro dele participou como ator e assistente de direção na peça “O Auto da Barca do Inferno”, apresentado nas unidades do Anglo São Paulo. Ao final do cursinho chegaram os vestibulares, 11 faculdades, 10 delas Direito, uma delas Artes Cênicas, na UNICAMP. Como o curso de Artes Cênicas exige noções básicas de atuação, os candidatos realizam uma prova de habilidades específicas, uma semana de aulas, testes e atividades no pavilhão de Artes da UNICAMP, em Campinas. Ao término dessa semana, o Irmão Bernardo Berro já tinha certeza do que seguiria em sua vida: o caminho da arte, correndo atrás dos palcos, correndo atrás do público.

Em 2010, se forma como Bacharel em Artes Cênicas e parte, rumo a São Paulo, em busca de mais conhecimento. Encontra então, a Central DuBrasil de Dublagem, escola de especialização em dublagem na capital, onde se especializa no ano de 2011 em Dublagem e Locução. Hoje é um dos professores do curso de especialização e também do novo curso da escola, de Canto para a Dublagem, estruturado e ministrado por ele. O Irmão Bernardo Berro trabalha como dublador desde 2011, tendo passado por diversos papéis, dos quais podemos destacar: Miller, em Cavaleiros do Zodíaco – Saga Omega; Richard, em VEEP, série da HBO; Jacquimo, “Polegarzinha”, redublagem para Netflix; Noah, protagonista do longa “Quando nos Conhecemos”, para Netflix.  Irmão Berro participou da dublagem de muitos realitys e documentários para Discovery, seja no Canal Discovery ou mesmo H&H, TLC, Animal Planet, ID, dentre outros canais Discovery, para os quais grava até hoje.

Em 2012 foi convidado para ministrar aulas de Expressão Vocal na Oficina de Atores Nilton Travesso, na cidade de São Paulo, onde trabalhou durante dois anos como professor, diretor teatral e preparador vocal de montagens da Oficina.  Gravou sua primeira campanha publicitária como ator no ano de 2014, para Skol, com o tema Carnaval. E na sequência foi convidado a gravar nova campanha para Skol, para a Copa do Mundo. A partir de então participou de várias campanhas publicitárias, destacando seus trabalhos em Vivo, no ano de 2014, quando fez o comercial “Vivo Tudo – Biquinho”.

Outro destaque foi a campanha gravada para o iFood, onde cantava uma música de Maurício Manieri. E, muito importante para sua carreira também, uma de suas últimas participações em publicidade pela CIELO, quando interpretou o anjo Gabriel em duas campanhas para a empresa: Empreendedores Fantásticos, com mais outros quatro atores; Cielo Controle, campanha completa como protagonista. Berro também gravou: Brahma, Casas Bahia, Walmart, Fiat, Chevrolet, dentre outras marcas e produtos.

No ano de 2014 deixou a Oficina de Atores Nilton Travesso e passou a dar aulas no curso de Especialização em Dublagem pela Central DuBrasil. Paralelamente a isso começou a participar de audições para musicais, e participou do musical “Canção dos Direitos da Criança” em 2015, direção de Carla Candiotto. Na sequência, participou da seleção de atores para o “Musical Mamonas”, com direção de José Possi Netto e foi aprovado. O Irmão Bernardo Berro foi destaque em “O Musical Mamonas”, o espetáculo viajou por 26 cidades em todo o Brasil, mais de 180 apresentações e rendeu a ele o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante de 2016 pelo 5° Prêmio Botequim Cultural do Rio de Janeiro. Neste espetáculo o Irmão Bernardo Berro interpretava figuras como Rafael Ramos (Rafinha, 13 anos), Jô Soares e Fausto Silva, com os quais recebia muitos aplausos pelas suas imitações e muitos elogios da crítica.

Além desses, interpretava outros personagens no musical. “O Musical Mamonas” encerrou sua primeira temporada em Guarulhos, depois de 18 meses de apresentações pelo Brasil inteiro.  Logo na sequência, participou das audições de “Peter Pan – O musical da Broadway”, com direção de José Possi Netto e, depois de sete dias de audições, foi
convidado a integrar o elenco como um dos Meninos Perdidos da Terra do Nunca. Atualmente o musical está em cartaz no Teatro Alfa em São Paulo e sua temporada vai até o dia 15 de Julho deste ano. Sucesso de críticas, o espetáculo é para todas as idades. Com ingressos esgotados nos meses de Março e Abril, “Peter Pan” promete recorde de público em temporada no Teatro Alfa, com 1.100 lugares na platéia.

Além do trabalho como ator em Teatro Musical, o Irmão Bernardo Berro também ministra aulas de Interpretação e Montagem Teatral na escola Thymeli de Teatro Musical. Atualmente dirige a montagem de “Mamma Mia? Queo absurdo!”, uma adaptação do original Musical da Broadway “Mamma Mia”, que teve sua versão brasileira apresentada em 2011 em São Paulo. A montagem dirigida por Berro estreia em Julho, em São Paulo.

Como artista, acima de tudo, o Irmão Bernardo Berro é muito mais que um ator.  Ele é cantor, produtor teatral, diretor de teatro, professor, até na dança ele se arrisca, mas antes de tudo isso, é um cidadão, um Sênior DeMolay que reconhece a importância das Sete Virtudes Cardeais em sua vida diária, reconhece a importância de poder fazer a diferença onde quer que passe, por transmitir e fazer o bem.  “Eu digo bastante, principalmente aos meus alunos, nas provações que temos no dia a dia, nas audições pelas quais passamos, nos testes que fazemos ou apresentações de espetáculos, não devemos ser os melhores, mas sim oferecer o nosso melhor, SER o nosso melhor. A vida não é uma disputa ou uma competição, mas é o desafio diário de SE superar, ser melhor que a si mesmo todos os dias, seja no âmbito pessoal ou no âmbito profissional”, aconselha.

O Irmão Bernardo Berro destaca também a importância que seus cargos dentro da Ordem DeMolay tiveram em sua carreira profissional: “Aprendi, e muito, a liderar, a estar a frente, a servir de exemplo, principalmente através dos meus erros. Errar só é uma consequência de arriscar, e quem não corre riscos não sai do lugar. Em meus cargos dentro da Ordem DeMolay procurei sempre ouvir mais do que falar, procurei fazer o melhor de mim pela Ordem DeMolay e pelos meus irmãos, procurei unir cada vez mais pessoas para a realização de trabalhos dentro e fora da Odem DeMolay”, finaliza.

 

Currículo Resumido – Ordem DeMolay

Capítulo “Monte Moriah” n.º 468 – Iniciação em 1999, no Capítulo Estrela de Ibitinga, Membro fundador do Capítulo “Monte Moriah” em 2000.
Convento “Frank Sherman Land” n. º123 – Investidura como Cavaleiro em 2007 – Grau na Cavalaria: Cavaleiro da Cadência.
Recebeu o Grau Honorífico de Grã Cruz da Cavalaria no ano de 2016 pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.
Corte Chevalier “Ciro de Queiroz”, nº51 – Investidura como Chevalier em 2010.
Nobre Cavaleiro da Távola dos Escudeiros “Monte Moriah”.
Membro do Conselho Consultivo do Capítulo “Monte Moriah”.
Presidente da Associação Alumni “9 de Julho” do Estado de São Paulo no ano de 2010.
Presidente da Comissão Nacional de Ritual, Liturgia e Jóias do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil na gestão 2015.
Presidente da Associação Alumni Brasil na gestão 2016.