SCODB completa 33 anos de ininterruptos trabalhos

Publicado em 12/04/2018 e alterado em 13/04/2018 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 90237

Trazida para o Brasil por Alberto Mansur, a Ordem DeMolay chegou oficialmente no país em 1980, sendo apenas uma Oficialaria Executiva do extinto Supremo Conselho Internacional. No dia 12 de abril de 1985, com a visita do Grande Mestre Internacional Don W. Wright, a carta constitutiva permanente para a instalação e fundação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil chegou em solo brasileiro. No mesmo ano deu-se fim ao regime militar no Brasil. Não somente a democracia renascia e os cidadãos brasileiros recebiam de volta suas liberdades civis e intelectuais, como também era fundada no país esta importante, soberana e independente instituição que vem trabalhando em prol da juventude brasileira, formando líderes, bons cidadãos e homens de bem.

Para mim, ter a oportunidade de assumir qualquer cargo dentro do SCODB é motivo de orgulho, mas estar Grande Mestre Nacional, cargo este que me acostumei vendo Tio Alberto Mansur ocupando, é um sentimento imensurável e ao mesmo tempo de impotência, pois sabemos que ninguém fará jus e terá merecimento de repousar o colar do fundador da Ordem DeMolay brasileira em seus ombros. Estar a frente do SCODB com mais de 3 décadas de trabalho aumenta mais a responsabilidade. Sendo assim, reafirmo meu compromisso de envidar todos os meus esforços para honrar meu juramento de maneira digna, diferente de muitos que passaram por este cargo e foram infiéis as suas promessas”. Este foi o depoimento de nosso Grande Mestre Nacional, Irmão Diogo Bazzanella, que, com orgulho e felicidade, traz consigo um sentimento de honra por estar a frente de nosso Supremo Conselho.

O Irmão Guilherme Santos, Grande Mestre Nacional Adjunto, comenta sobre o pioneirismo e diferencial do SCODB: “A Ordem DeMolay existe em razão da figura de Frank Sherman Land. Mas foi através de Alberto Mansur, de sua visão e determinação, que ela se tornou possível para todos nós. Tio Mansur plantou em nosso país uma semente, que germinou muito! Graças ao seu exemplo, que imitamos até hoje, construímos uma cultura de Ordem DeMolay lutadora, que enfrenta as dificuldades e que está em crescimento permanente. Esse é o nosso diferencial: a alma de nossa instituição é a memória desse Irmão extraordinário, que encheu nossos corações com admiração e com inspiração”.

“Tive o prazer de conhecer e de criar uma amizade com Alberto Mansur em 1980 na segunda iniciação feita no Brasil. Enquanto Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Grau 33 do R.E.A.A., Mansur teve como missão apresentar a Ordem DeMolay para a Maçonaria Brasileira, buscando expandir a mesma por todo o território nacional. Foi uma tarefa árdua e demorada, pois na época encontrou certa resistência de muitas Lojas Maçônicas por acreditarem que seria um ‘estrangeirismo’ desnecessário, visto que a Ordem é de origem americana. Mansur lutou contra muita incompreensão, negação e quebrou muitos tabus referentes à Ordem DeMolay. Acredito que se não fosse por aquele homem humilde, humano e determinado, a Ordem DeMolay no Brasil talvez não fosse a maior do mundo. Graças a Alberto Mansur, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil atua na juventude brasileira por 33 anos de forma soberana em território nacional”, comenta com prestígio o Irmão Lauro Fabiano, CID 67, um dos primeiros DeMolays do Brasil, responsável pela fundação do SCODB.

Sinônimo de independência e patriotismo, o SCODB vem perpetuando por mais de 3 décadas a integração de homens melhores na sociedade.Nosso SCODB transcende virtudes, e faz com que o trabalho tenha sentido, já que tudo o que fazemos não é por âmbito pessoal, mas sim de um interesse coletivo de prestar auxílio e direcionamento a cada DeMolay e cada Capítulo desse país. O maior legado do SCODB é ser uma instituição que tem como base ideias e ideais que transformam o homem. Transformar as pessoas é uma marca eterna, que é passada de geração em geração. Instituições que são firmadas sob fortes ideais, como é o SCODB, são infinitas em seu impacto social. O sonho de um mundo melhor pode se concretizar dessa forma: a instituição muda o homem, o homem muda o mundo.”, finaliza o Mestre Conselheiro Nacional e Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Irmão Guilherme Cardoso e Irmão João Guilherme Schott.

A comemoração é nossa! Parabéns, Ordem DeMolay Brasileira!