Comissão de Expansão mapeará o crescimento da Ordem DeMolay

Publicado em 26/01/2018 | Categorias: Comissões, SCODB | Publicado por: 90237

Criada esse ano no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, a Comissão Nacional de Expansão terá como objetivo aumentar o número de Capítulos em todo o país.  Com isso, pretende-se obter um crescimento líquido de 20 a 30% em números de Capítulos ativos e em funcionamento em todo território nacional ainda no primeiro ano.  Pretende também levar a Ordem às cidades onde ainda não existem Capítulos DeMolay, apresentando a causa às Lojas Maçônicas dispostas a abraçar a nossa causa.

O Presidente da Comissão de Expansão do Supremo Conselho é o Irmão e Tio Cristian Rizzardi, CID 7.731, ex-Grande Mestre Estadual do Rio Grande do Sul, Sênior DeMolay do Capítulo “Caxias do Sul” n.º 092 e Mestre Maçom regular e ativo do quadro da A.R.L.S. “Fraternidade V” n.º 455, do Oriente de Caxias do Sul (GORGS/COMAB), que terá a responsabilidade de mapear o crescimento da Ordem DeMolay nos domínios do SCODB no Brasil.  Confira abaixo a entrevista:

 

1. Qual a finalidade da Comissão de Expansão do Supremo Conselho, criada esse ano?

CR: A Comissão de Expansão tem por finalidade dar todo o suporte, fomentar e incentivar aos Grandes Capítulos Estaduais, Presidentes de Conselhos Consultivos e Oficiais Executivos Estaduais na fundação de novos Capítulos DeMolay, Távolas dos Escudeiros, Conventos de Cavaleiros, Corte de Chevaliers e Clube de Pais e Mães.

2. Como funcionará essa Comissão?
CR: O Presidente da Comissão trabalhará com os Secretários Estaduais de Expansão, nomeados pelos Grandes Mestres Estaduais. Estes, por sua vez, montam planos de expansão alinhado à Comissão Nacional, para as localidades onde não existem Capítulos ou não possui a presença do SCODB.  Um dos canais será a Secretaria de Ordens e Entidades Paramaçônicas da potências e obediências maçônicas.

3. Quem poderá contribuir com a Comissão de Expansão?
CR: Quem ajudará a Comissão Nacional de Expansão serão os Secretários Estaduais de Expansão, que coordenarão esforços dos Grandes Mestres Estaduais e Oficiais Executivos. E estes, por sua vez, mobilizarão os Capítulos na ajuda para as instalações e suporte inicial.

4. Quais os resultados almejados desta Comissão?
CR: Será o crescimento de base líquida dos Capítulos ativos e em funcionamento. Estamos terminando um mapeamento para estimar a porcentagem deste crescimento, mas acredita-se na ordem de 20 a 30%.

5. Qual a mensagem que você poderia deixar para os jovens DeMolays?
CR: O SCODB existe apenas para uma única finalidade: servir à Nação DeMolay. Que todo o trabalho e legado que esta Comissão deixar, esteja orientado para melhorar a vida dos Capítulos e dos Irmãos. Uma vez DeMolay, sempre DeMolay!