Como fundar um Capítulo

Cada Capítulo é patrocinado por um “corpo maçônico”, ou seja, por uma Loja Maçônica ou grupo de aperfeiçoamento maçônico. As responsabilidades do corpo patrocinador são de proporcionar ao Capítulo um lugar físico para suas reuniões, promover a manutenção do Conselho Consultivo e auxiliar o Capítulo como e quando necessário.

As atividades e os projetos de um Capítulo DeMolay são supervisionados por um grupo de homens que compõem o que é chamado de “Conselho Consultivo”. Esse órgão é composto por Maçons e por Seniores DeMolays (membros que tenham passado o seu 21º aniversário). Em última análise, os membros do Conselho Consultivo são responsáveis por supervisionar todos os aspectos das atividades capitulares, incluindo planejamento, programação e execução de atividades internas e externas, bem como assuntos disciplinares. É proibido a um Capítulo iniciar uma reunião sem que ao menos um Maçom esteja presente.

Para fundar um Capítulo, os Maçons interessados devem clicar no botão acima, ou entrar em contato com o SCODB através do email EMAIL@demolay.org.br, por onde receberão todas as orientações pertinentes, documentos e demais itens necessários.

Quando o processo estiver concluído, deverá haver uma cerimônia de iniciação dos primeiros membros e instalação dos primeiros oficiais, realizada por um outro Capítulo, geralmente de uma cidade vizinha.