Associação Alumni

A Associação Alumni é o corpo que congrega todos os DeMolays que já completaram 21 anos de idade, promovendo a integração destes com os mais novos, e realizando diversas ações, de forma que os Colégios Alumni locais possam trabalhar de maneira efetiva, auxiliando seus Capítulos.

Surgiu em 1929, como um esforço de manter a conexão entre os membros que já haviam encerrado seus dias como DeMolays ativos e aqueles que ainda estavam na idade de atuação. Chegou no Brasil em 1994 através de um esforço conjunto dos Seniores DeMolays de Juiz de Fora e Rio de Janeiro, sendo que o primeiro Colégio fundado foi o Juiz de Fora 001.

Na Ordem DeMolay, o trabalho não se encerra aos 21 anos. Vários membros continuam contribuindo de diversas maneiras, seja fazendo parte do Conselho Consultivo do seu Capítulo, integrando comissões regionais, estaduais e nacionais, ou até mesmo iniciando na Maçonaria, tornando-se lideranças adultas dentro da organização.

Segundo dados do GOB – Grande Oriente do Brasil – 2 em cada 10 DeMolays se tornaram Maçons. Há 13 anos, todos os Grandes Mestres Nacionais que estiveram à frente do SCODB são DeMolays. Esta é a maior prova de que a Ordem DeMolay não é somente uma das maiores obras da Maçonaria, mas também de que o trabalho adulto dentro daquela é essencial, mostrando que o aprendizado é contínuo, uma mão de duas vias.

Os seniores – como são conhecidos os DeMolays que já completaram a maioridade – são peça essencial na realização de diversas atividades. Cada Capítulo tem seu próprio Colégio Alumni, que conta com reuniões administrativas e fomenta a realização de palestras, auxilia no desenvolvimento estudantil e no trabalho dos DeMolays mais novos, além de colaborar com o Capítulo através da experiência adquirida com o tempo.

Existem também, além da Associação Alumni Brasil, as associações estaduais, cada uma representando as organizações menores nas decisões pertinentes.