Ajuda sobre Regularização no SISDM

A partir do dia 13/01/2017 a Comissão de Informática liberou a nova ferramenta de regularizações para DeMolays Ativos e Seniores.

O novo sistema realiza a emissão automática de boleto de regularização para os protocolos abertos e os envia para o e-mail cadastrado. Em virtude da necessidade da emissão do boleto vinculado à um CPF (instruções da FEBRABAN sobre Boletos Registrados), o Capítulo terá que cadastrar um Tesoureiro que tenha um CPF cadastrado no SISDM antes de realizar a emissão.

O prazo de compensação é de 1 a 3 dias úteis e todo o processo é automatizado, não sendo necessária a interferência do Grande Capítulo, Oficialaria Executiva Estadual ou mesmo do Supremo Conselho.

Não é possível compensar/processar o protocolo antes da compensação bancária, mesmo com apresentação do comprovante.

Vamos ao passo a passo para configurar o novo método:

Cadastrando um CPF para o Tesoureiro:

  1. Via Membro:

Tesoureiro do Capítulo ou outrem designado pelo Mestre Conselheiro ou Conselho Consultivo deve acessar o SISDM e, através do menu Minhas Informações > Alterar Informações, preencher o campo destinado ao CPF com seu documento (somente números) e clicar em Salvar.

  1. Via Capítulo:

Capítulo também pode alterar/cadastrar um CPF para os seus membros, para isso, deve-se utilizar o login do Capítulo, clicar no menu Capítulo > Membros, buscar o Tesoureiro designado, clicar em Alterar e inserir um CPF para o membro, sem pontos ou traços, e salvar a edição.

Cadastrar o Tesoureiro nas informações do Capítulo

Feito o passo 1, o Capítulo deve acessar o menu Capitulo > Informações e clicar em Editar no topo, onde há a etiqueta “Dados do Capítulo (NOME DO CAPITULO) – Editar”.

Tela de Informações do Capítulo


Na próxima tela o Capítulo deve informar e-mail onde vai ser enviado o boleto (recomenda-se veementemente a utilização do e-mail institucional do Capítulo) e no campo Tesoureiro buscar o membro escolhido através de seu nome, selecionando-o e clicando no botão Salvar.

A partir de agora o Capítulo está apto a emitir seus protocolos de regularização utilizando a nova ferramenta.

Gerar Protocolo de Regularização de CID

Para abrir um novo protocolo de regularização o Capítulo deve clicar no menu Protocolo > Regularização CID. Basta buscar o membro a ser regularizado pelo nome, clicando no mesmo para selecioná-lo e clicar no botão [ + ] para incluir os demais membros.

Abrindo uma Fatura através do SISDM

É possível verificar a fatura referente ao protocolo emitido diretamente no SISDM, para isso, acesse o menu Consultas > Protocolos Digitais, selecione o número ou tipo de protocolo e clique em Consultar. A listagem apresentará um link Visualizar Fatura que direciona para as informações de cobrança e boleto.

Dúvidas, sugestões ou reclamações

A Comissão de Informática está sempre à disposição através do e-mail informatica@demolay.org.br e quer ouvir o que vocês pensam sobre esse novo sistema, além de prestar todo suporte necessário para sua utilização.

        Para esclarecer as dúvidas que surgiram com o novo protocolo, criamos esse guia para resolução de possíveis problemas. Veja abaixo se seu problema se encontra na listagem e, em caso negativo, nos envie um e-mail com capturas das telas do erro para informatica@demolay.org.br.

Lista de Possíveis Erros, Dúvidas e suas soluções:

  1. Erro: Capítulo não possui tesoureiro.

No menu Capítulo > Informações > Editar você deve cadastrar um Tesoureiro para que o seu CPF possa ser utilizado na emissão do Protocolo.

  1. Erro: Tesoureiro do capítulo não possui cpf.

No menu Capítulo > Membros, você deve buscar o Tesoureiro que tentou cadastrar, clicar em Alterar e inserir um CPF para o membro, sem pontos ou traços, e salvar a edição.

  1. Erro: Digite um e-mail válido.

Caso seu e-mail seja válido e este erro apareça, envie-nos uma captura da tela (print screen) com o erro para que possamos verificar o motivo.

  1. Erro: GCE impossibilitado de gerar faturas.

Neste caso, faltam informações financeiras do seu Grande Capítulo para completar a emissão. Contate o GCE e solicite que eles entrem em contato com a Secretaria do SCODB ou com a Comissão de Informática o quanto antes para que essas informações sejam cadastradas.

  1. Dúvida: Posso parcelar o pagamento?

Atualmente, não. Somente o pagamento à vista via Boleto Bancário está disponível.

  1. Dúvida: Meu GCE oferece desconto para a regularização, ele estará calculado no boleto?

Não. O pagamento deverá ser feito de forma integral e, posteriormente, solicitar ao Grande Capítulo que seja feito o reembolso.

  1. Dúvida: É possível identificar no boleto qual o número do protocolo pago?

Sim! A Fatura irá mostrar em seu corpo o nome de cada membro regularizado naquele protocolo. Além disso, ela poderá ser consultada através do SISDM em: Consulta > Protocolos Digitais > Visualizar Fatura

  1. Dúvida: Meu capítulo não tem nenhum membro que consiga inserir o CPF por estarem todos irregulares, o que fazer?

O Capítulo tem a permissão de alterar essa informação dos seus membros para endereçar essa situação, sendo este o caso siga o ponto b deste guia para inserir o CPF no cadastro do irmão e, posteriormente, defini-lo como Tesoureiro do Capítulo.

  1. Erro: “Erro ao Criar Fatura” ou “Nullpointer Exception”

Muitas vezes esses erros ocorrem por alguma inconsistência entre o Endereço, CEP, Número e Cidade informados. Verifique sempre no site dos Correios (Busca CEP) qual o CEP e demais dados corretos para a localidade inserida.

Estas foram as principais dúvidas que encontramos na utilização do novo sistema, caso a sua não esteja acima não hesite em nos contatar via informatica@demolay.org.br para que encontremos uma solução o mais rápido possível.