Supremo Conselho inaugura Memorial Alberto Mansur

Publicado em 10/11/2017 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 44297

Durante as celebrações do dia 08 de novembro, um dos mais importantes e tradicionais Dias Obrigatórios da Ordem DeMolay, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil apresentou sua mais recente obra: a reforma da sede do SCODB, com a inauguração do Memorial dedicado ao tio Alberto Mansur, fundador da Ordem no país e nosso primeiro Grande Mestre Nacional.

Todos os anos, a data de 08 de novembro é sempre observada por todos os membros da Ordem, ao redor do globo. Trata-se do Dia em Memória de Frank Sherman Land, idealizador, criador e protetor da Ordem DeMolay e de seus ensinamentos. Esta data foi escolhida por marcar a ocasião do falecimento de tio Land, no ano de 1959. É também neste dia que os irmãos que integram as Cortes Chevalier se reúnem, para se rededicar ao seu juramento e propósitos, o que agrega ainda mais à reflexão que é feita universalmente, neste dia tão especial.

E foi justamente levando em consideração a importância desta ocasião para todos os membros de nossa Ordem, que a diretoria do SCODB preparou este grande presente para os DeMolays de todo o Brasil: o Memorial Alberto Mansur. “Além da adequação de nossa querida sede, localizada na rua México, na cidade do Rio de Janeiro, o espaço recebeu objetos simbólicos que resgatam e preservam a memória deste homem que foi e continua sendo uma pedra angular para nossa estrutura”, explica o irmão e tio Álvaro Azevedo, nosso Grande Mestre Nacional (GMN/SCODB).

Contando com o retrato do tio Mansur, paramentado como GMN, o Memorial também possui um nicho que acomoda a urna com suas cinzas; e a Cápsula do Tempo, com cartas enviadas pelos Grandes Capítulos, que será aberta nas comemorações de nosso cinquentenário. Sob a bela iluminação, o busto de Mansur em tamanho real, esculpido em bronze, completa o Memorial, sobre um pedestal que leva o emblema DeMolay. Esta magnífica obra de arte foi doada pela família de nosso fundador, e esculpida também voluntariamente por um artista que é membro da Ordem DeMolay.

Legado

Nas palavras do atual Grande Mestre Nacional, a homenagem é muito relevante para o DeMolay brasileiro: “É uma forma de eternizarmos a memória deste grande homem em nossa sede física, que foi reformada para ficar à altura da importância desta obra”, conta Álvaro.

A inaguração do Memorial vem coroar os trabalhos da gestão de 2017 do SCODB, neste ano em que tio Mansur completa 95 anos de seu nascimento, e 5 de seu falecimento, em 2012. O evento contou com a presença de diversos irmãos de todos os Estados, e também de lideranças dos Grandes Capítulos e do Supremo Conselho, inclusive com irmãos Chevalier, que aproveitaram o momento para se rededicar, divulgando o memorial nas redes sociais.

Para Álvaro, a sede do SCODB se torna, com o Memorial, um verdadeiro “ponto turístico” da Ordem DeMolay no Brasil. “Nada mais que uma singela homenagem àquele que é o responsável por todos nós, hoje, podermos ser chamados de DeMolays”, finaliza o GMN.