O ENEC está de volta!

Publicado em 09/08/2017 | Categorias: GCE, Institucionais, SCODB | Publicado por: 44297

O fim de semana de 29 de julho trouxe uma oportunidade sem igual para os cavaleiros dos domínios do Nordeste – o Encontro Nordestino da Cavalaria foi realizado na cidade de Araripina, no interior de Pernambuco, e congregou os Conventos de vários estados dessa região do país.

Depois do intervalo de alguns anos, o maior evento inter-estadual da Ordem da Cavalaria voltou a ser realizado, desta vez em sua terceira edição. Organizado pelo Convento Nobres Cavaleiros Guardiões do Ouro Branco, nº 74, o III Encontro Nordestino da Cavalaria (ENEC) uniu os estandartes e veio pra ficar, mostrando que a Cavalaria nordestina está viva, e bem.

Logo pela manhã, as comitivas vindas de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e do Distrito Federal chegaram para o credenciamento, que se seguiu à Cerimônia de Abertura. Nesta, as boas vindas ficaram por conta de um Templário e um Vaqueiro, desejando boas-vindas aos presentes. Nas mãos do Ilustre Comendador, o tradicional facão nordestino fez as vezes do punhal, antigo costume dos Conventos brasileiros.

Ao longo do dia, todos os graus do Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil (IRCB) foram regularmente concedidos, enquanto sir Carlos Alberto Filho e sir Randson Modesto, ambos corretores do Programa de Avaliação e Certificação de Cavaleiros (PACC), ministravam palestras sobre a ritualística da Cavalaria e sobre o próprio PACC, tudo com muito aprendizado para todos os presentes. Ainda durante a tarde, aconteceu o Desafio de Ritualística da Cavalaria, cujos vencedores seriam premiados com certificados.

Para concluir o extenso dia de atividades, o ritual de banquete da Távola Festiva, com muita música, alegria e emoções, porque foram concedidos os graus da série honorífica do IRCB. Sir Carlos Alberto recebeu as três marcas no pescoço, do grau de Comendador da Cavalaria, enquanto sir Yuslle Martins e sir Chris Torres tomaram assento na Cadeira Perigosa, e se tornaram lordes cavaleiros da Grã-Cruz da Cavalaria.

Dever cumprido

Reviver um evento do porte do ENEC é um grande desafio, ao qual o Convento 74 se propôs encampar, depois das experiências de sucesso de organizar o Encontro Pernambucano da Ordem da Cavalaria (EPOC), em 2015, e o Encontro Regional da Cavalaria (EROC), em 2016.

Com a adesão e esforço de todos, foi possível realizar um evento de primeira qualidade, com excelência nas concessões, nas atividades paralelas e, principalmente, no foco no desenvolvimento pessoal de cada participante, além da grande confraternização que permeou o encontro do início ao fim.