Câmara dos Deputados homenageia SCODB em seus 32 anos

Publicado em 17/04/2017 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 44297

O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil foi homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados realizada em seu aniversário de 32 anos, no último dia 12 de abril (quarta-feira). O ato, realizado por requerimento do tio maçom e deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) foi transmitido pela TV Câmara e contou com a presença de DeMolays, maçons e diversas autoridades.

Em seu discurso, o Grande Mestre Nacional Álvaro Azevedo valorizou a história de realizações do SCODB, que desde 1985 de forma ininterrupta administra a Ordem DeMolay no país com soberania e independência.

Destacou também que o SCODB segue trabalhando pelo desenvolvimento enquanto promove sempre a unidade da Ordem, desde que baseada nesses princípios fundamentais que  o constituíram. “Conscientes de nossa absoluta regularidade, de nossa história e de nossas realizações, permanecemos com os braços abertos para selar a nossa fraternidade, objetivando unir a Ordem não em torno de uma bandeira, mas de nossos nobres ideais”, afirmou.

O Grande Mestre ainda fez um balanço do trabalho realizado mais de quase três décadas, abordando temas como finanças, transparência, democracia interna, filantropia, apoio maçônico e expansão. Lembrou que durante esse tempo, cerca de 800 Capítulos foram fundados e mais de 108 mil membros foram iniciados ou filiados, destacando que hoje o SCODB é o Supremo com maior número de capítulos em real funcionamento no mundo.

O irmão Mestre Conselheiro Nacional Leonardo Rovilson exaltou as virtudes de um jovem DeMolay, relembrando o caminho percorrido no desenvolvimento da liderança até a maioridade. Fez ainda uma homenagem à memória do Fundador Alberto Mansur. “Tio Mansur, como carinhosamente o chamamos, não esperava de nós nada extraordinário, não queria que fôssemos super-heróis”, afirmou. “Queria que vivêssemos com simplicidade, sendo dignos, tendo a coragem de praticar nossas virtudes diariamente, de verdade, com dedicação. Não esperava nenhum sacrifício de nós. Apenas que mudemos o mundo”.

O deputado Domingos Sávio, como autor do requerimento, enalteceu o trabalho de formação da juventude desenolvido pela Ordem, e lembrou a importância da virtude do Patriotismo em temos tão difíceis da política brasileira. Ao final, foi agraciado pelo Grande Mestre com o título de Membro Honorário do SCODB, recebendo a jóia e o diploma respectivos.

Também usaram a palavra os deputados federais Cleber Verde (PRB-MA), Raimundo Angelim (PT-AC), Zé Silva (SD-MG) e o também maçom Izalci Lucas (PSDB-DF), que presidiu a sessão e leu o discurso do presidente da Câmara Rodrigo Maia.

O Grão Mestre do GOSP, tio Benedito Ballouk, representou os tantos Grãos Mestres e obediências maçônicas comprometidos com a causa do SCODB. Em seu discurso, parabenizou pelos 32 anos e lembrou a importância da defesa de um ensino público de qualidade.

A Maçonaria também foi representada pelo irmão Israel Costa, da Comissão de Relações Institucionais do SCODB e Grande Secretário do GOB DF, que falou em nome do Grão Mestre daquela potência Lucas Galdeano, reforçando o compromisso com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Vários irmãos trajando capas de oficiais acompanharam presencialmente o evento, que ficou marcado na história da instituição.