Minas Gerais vence a Expo Nacional, e quem ganha é toda a Ordem Brasileira!

Publicado em 04/04/2017 | Categorias: GCE, GNLJ, SCODB | Publicado por: 44297

A Expo Nacional da Liderança Juvenil foi um dos pontos altos da IX Congregação Nacional de Jovens Líderes, que aconteceu na capital federal. Conheça um pouco mais sobre o projeto vencedor!

A estrutura da hierarquia do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) possibilita um nível amplo de autonomia às jurisdições estaduais, os Grandes Capítulos. Nesse sentido, muitos projetos são implementados pelas lideranças de cada estado, visando suplementar necessidades ou inovar nas mais diversas frentes. Entretanto, alguns projetos alcançam um sucesso tão expressivo, que se tornam exemplo para outros Grandes Capítulos, ou até mesmo para o Supremo Conselho, como aconteceu com o Capítulo Padrão e o Desafio Nacional de Filantropia, que começaram como competições estaduais, e foram adotadas em âmbito nacional.

Seguindo por esta linha de raciocínio, fez-se necessário criar uma oportunidade para que cada GCE pudesse demonstrar suas ideias e aplicações, de forma a possibilitar um intercâmbio de experiências. Foi assim que surgiu a Expo Nacional da Liderança Juvenil. Tomando lugar na CNJL, para aproveitar o momento de integração de nossos jovens líderes, a exposição é, com certeza, um dos pontos altos da Congregação. “A ideia por traz da EXPO é pegar os projetos estaduais de sucesso, e tentar aplicá-los em nível nacional. Escolhendo o melhor projeto de modo democrático, com os votos dos próprios Mestres Conselheiros Estaduais e Adjuntos, e levando isso para o Brasil, como um todo”, conta nosso Mestre Conselheiro Nacional, Leonardo Rovilson.

Os irmãos Gabriel e João Guilherme, MCEA e MCE de MG.

“Universitário DeMolay”

Durante a Expo, cada MCE expôs um projeto de seu Grande Capítulo, e cada MCE e MCEA pode avaliar as apresentações, em uma série de quesitos e com valores de 0 a 5 pontos. Sendo assim, foi possível contabilizar os melhores projetos em cada aspecto, como Inovação, Necessidade ou Eficácia.

O grande vencedor, no entanto, foi o projeto “Universitário DeMolay”, apresentado pelo Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais, o irmão João Guilherme Schott. O projeto é um conjunto de iniciativas integradas, por parte do GCEMG e da Associação Alumni de Minas Gerais, que atuam na orientação vocacional, na escolha de instituições de Ensino Superior, no apoio aos irmãos que mudam de cidade por conta dos estudos, e também sob a forma de convênios com faculdades privadas, para amenizar os custos da formação. Para o Mestre Conselheiro Estadual da Paraíba, Hugo Camboim, “sendo criativo e necessário, o Universitário DeMolay ajuda os irmãos num momento ímpar de suas vidas: o começo da jornada universitária”, afirma Hugo, que foi um dos participantes e avaliadores da Expo.

Segundo Schott, o projeto foi implantado em 2014, sendo incrementado e atualizado nos anos que se passaram. “Não podemos deixar de exaltar, também, os projetos apresentados pelos Mestres Conselheiros Estaduais dos outros estados. Tivemos a oportunidade de conhecer uma gama de projetos que podemos vir a implantar, no futuro”, complementa ele.

Campeão da Expo, o projeto de Minas Gerais será, agora, viabilizado em todo o Brasil, por meio dos esforços do Gabinete Nacional de Liderança Juvenil. “O Universitário DeMolay é extremamente bem sucedido, ajudando e muito os irmãos mineiros que estão no pré-vestibular, começando a ver sobre universidades, iniciando cursos superiores. E a gente vai conseguir auxiliar os DeMolays de todo o pais, nesse sentido”, conclui nosso MCN.