Congregação Nacional de Jovens Líderes – 2017

Publicado em 30/03/2017 e alterado em 31/03/2017 | Categorias: GNLJ, Institucionais, SCODB | Publicado por: 44297

O maior evento de integração, discussão e capacitação de lideranças do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil ocorreu este fim de semana, em Brasília. Confira como foi a IX Congregação Nacional!

Mais uma vez, a Congregação Nacional de Jovens Líderes foi realizada pelo SCODB e, entre tantas, uma palavra pode definir a ocasião: sucesso. Com a participação dos Mestres Conselheiros Estaduais e dos Grandes Mestres de vários estados, o evento foi uma oportunidade importante de integração das lideranças da Ordem DeMolay brasileira.

Para nosso Grande Mestre Nacional, irmão Álvaro Azevedo, a Congregação foi, também, um momento de esclarecimento: “Foi uma oportunidade para reunir todos, fazer uma prestação de contas do primeiro trimestre dos trabalhos do Supremo. Tocamos em todas as ações realizadas nesses três meses e cada um teve a oportunidade de ouvir e se atualizar, e fazer os questionamentos que entendia por bem fazer”, explica o GMN, que também aproveitou a CNJL para organizar uma roda de conversa a respeito da situação jurídica do SCODB, com a presença do Procurador Geral, Saulo Fonseca Araújo, que explicou todos os detalhes para os presentes.

Outra atividade muito esperada da Congregação foi a Sessão Ritualística Anual, em que os próprios MCEs oficiaram. Para o irmão Leonardo Rovilson, Mestre Conselheiro Nacional, foi um acontecimento de extrema importância para o futuro do SCODB: “Conseguimos unir todos os Mestres Conselheiros Estaduais, exceto o do Ceará. Todos puderam se congregar, se unir em prol de nosso ideal. Capacitamos nossas lideranças, para uma melhor atuação em seus estados”, revela ele.

Saldo Positivo

Irmão Thiago Gonçalves – MCE Rondônia

Como em qualquer ocasião tão abrangente, o grande desafio da CNJL foi aparar as arestas das opiniões. Desafio este, que foi conquistado com sucesso, como se pode concluir pelas palavras do irmão Gustavo Inocêncio, Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Sul: “Conseguimos progredir enquanto pessoas, líderes e acima de tudo enquanto DeMolays! Uma bela organização e um empenho imensurável dos irmãos, para estreitar os laços de fraternidade e amizade. Pude sentir que o Brasil todo está unido em prol da mesma causa e que juntos somos mais fortes”, conta Gustavo, em concordância com o MCE de São Paulo, o irmão Thiago Rapsys: “Eu nunca havia sentido a integração dos irmãos em um nível tão consolidado e colaborativo, como desta vez. Do início ao fim do evento, foi possível trocar experiências, aprender e criar novos laços, que serão duradouros. Foi muito motivador”.

A diretoria do SCODB também ficou satisfeita com o resultado: “Saímos com a sensação de dever cumprido, de nivelamento da informação. Hoje todos sabem em que pé está o Supremo Conselho. Voltamos bem unidos, o que pra mim foi uma das grandes vitórias desta Congregação”, afirma o GMN, enquanto o MCN comemora: “Foi extremamente produtivo, e só tenho a agradecer a todos que estiveram presentes. Saímos de lá realmente alinhados, e pudemos aperfeiçoar nosso plano para os próximos meses de gestão. Nos aguardem!”, finaliza o irmão Rovilson.

Fotos: Irineu Filho e Pedro Botelho.