Projeto criado por um DeMolay é destaque na FEBRACE 2017

Publicado em 22/03/2017 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 44297

O software chamado Científico é um simulador tridimensional de modelos físicos e químicos, desenvolvido pelo irmão Luiz Felipe Nery, em parceria com seu colega Rafael Lopes. Selecionado para a FEBRACE, a dupla concorre ao voto popular pela internet.

Rafael Lopes e o DeMolay Luiz Felipe Nery (de óculos).

Com 16 anos de idade, e estudante do Ensino Médio, Luiz Felipe Mascarenhas Dalle Nery é um rapaz de visão. Morador da cidade de Lagoa Santa, próxima a Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, ele decidiu se enveredar pelos caminhos difíceis, porem recompensadores, da pesquisa acadêmica. Incentivado pelo professor Ivan Pontelo, Luiz Felipe começou a observar o cotidiano da escola, em busca de ideias para desenvolver um projeto que pudesse auxiliar, em algum aspecto, a vida dos alunos.

E foi justamente durante as aulas de química que esta ideia veio: “Na época, estudávamos umas matérias muito abstratas, sobre química elementar. Depois de conversar com a professora, pensei em criar um programa que pudesse ajudar a ensinar esses conteúdos”, conta ele, que é membro do Capítulo Tiradentes, nº789.

Com ajuda de seu amigo Rafael Lopes, Luiz implementou simulações de modelos atômicos, utilizando a plataforma Blender, no desenvolvimento do software. O resultado foi tão satisfatório que o projeto se expandiu, sendo apresentado na UFMG Jovem, a feira de ciências da universidade federal sediada na capital mineira, detalhado num pôster e um relatório de mais de 70 páginas. “Nossa pesquisa mostrou que essa ferramenta que criamos atua positivamente no aprendizado e possibilita uma educação muito mais precisa, interessante e fácil, tanto para o professor quanto para o aluno”, elabora Luiz Felipe, que teve a oportunidade de avaliar seu projeto mediante discussões com diversos pesquisadores do ramo educacional.

Depois da exposição da UFMG, os rapazes resolveram alçar um vôo ainda mais alto: a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada pela Universidade de São Paulo. Ainda em 2016, o Científico foi apresentado na maior feira de ciências do país, sendo premiado com bolsas de iniciação científica júnior.

Este ano, o software de Luiz e Rafael participa da FEBRACE Virtual, uma mostra realizada pela internet, em que os visitantes podem conhecer os projetos por meio de vídeos no portal da feira, sem sair de casa. A mostra também conta com uma funcionalidade de votação, onde é permitido curtir os projetos, a fim de decidir o vencedor da feira, pelo voto popular. O programa é gratuito e leve, para que todos possam acessar, inclusive as escolas públicas, que todos sabemos ser o alicerce da grandeza de nosso país. Esperamos que, com este trabalho, possamos melhorar significativamente a educação no Brasil, e assim incentivar o aprendizado de ciências, finaliza Luiz Felipe.

Para saber mais sobre o Científico, assista ao vídeo e leia o resumo, que são encontrados nesse link: http://2017.febrace.org.br/virtual/2017/EXA/280/

E não se esqueça de votar! Basta estar logado no Facebook, e clicar no botão “Curtir” que está logo abaixo do título do projeto.