Supremo Conselho investe na expansão da Ordem DeMolay brasileira

Publicado em 06/03/2017 | Categorias: Institucionais, SCODB | Publicado por: 44297

Decretos publicados pelo Grande Mestre Nacional ampliam os recursos destinados para a instalação e reativação de Capítulos, garantindo ainda a isenção de taxas administrativas.  

O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) emitiu recentemente dois decretos que auxiliam na expansão de Capítulos e Organizações Filiadas e Paralelas. A iniciativa é parte de um esforço integrado do SCODB, com o objetivo de facilitar o processo de instalação e reativação das atividades capitulares em todo o país, expandindo a atividade da Ordem.

O decreto nº 26/2017 trata da reedição do Fundo Nacional de Expansão (FNE), que é, em outras palavras, uma reserva financeira destinada a ajudar os Grandes Capítulos Estaduais na parte logística de futuras instalações ou reativações de Capítulos. Para 2017, o SCODB destinou R$ 30.000,00 (trinta mil reais) ao FNE, para aumentar o auxílio aos Estados. Com estes recursos, um Capítulo já existente pode ser auxiliado na locomoção para instalar um novo Capítulo, por exemplo.

Já no outro decreto, de nº 27/2017, o SCODB mantém o Programa de Incentivo à Instalação e Reinstalação de Capítulos, uma medida que facilita ainda mais o funcionamento de Capítulos recém fundados ou por ocasião de sua reativação. O benefício oferecido pelo Supremo Conselho é a isenção de taxas do Grau Iniciático e do Grau DeMolay para os novos membros, quanto à parte que cabe ao SCODB. Sendo assim, os Capítulos recém-fundados podem receber isenção total ou parcial das taxas, conforme cada GCE fizer ou não a escolha por abrir mão de sua parte nas contribuições.