Arrastão da Solidariedade 2017

Publicado em 02/03/2017 e alterado em 06/03/2017 | Categorias: Comissões, GNLJ, SCODB | Publicado por: 44297

A Comissão Nacional de Filantropia do Supremo Conselho (SCODB) vai realizar novamente, este ano, um dos projetos filantrópicos de maior sucesso na Ordem DeMolay brasileira, o Arrastão da Solidariedade. Condicionado ao Desafio Nacional de Filantropia (DNF), como a tarefa do mês de março, o Arrastão será uma grande oportunidade de unir o Brasil no auxílio ao próximo.

“O objetivo do Arrastão da Solidariedade é incentivar a filantropia, e por esta razão ele está incluso no DNF; bem como fortalecer o trabalho em equipe, entre os membros de um Capítulo, e também entre todos os Capítulos do Brasil, entre si, visto que esta campanha é a maior ação de solidariedade realizada em conjunto por nossa Ordem. Além disso, é claro, o Arrastão proporciona uma ocasião em que os DeMolays possam prestar uma assistência concreta e eficaz, para organizações que realmente precisam dela”, explica o irmão Eduardo Barbosa, que exerce o cargo de Secretário de Filantropia do Gabinete Nacional de Liderança Juvenil (GNLJ), e cuida do projeto.

553287_258310517593607_416111660_nDeste modo, os Capítulos participantes do Arrastão irão às ruas de suas cidades, no mês de março, para arrecadar doações de qualquer alimento, separados por peso ou volume, e depois se responsabilizar pela entrega das doações a uma unidade beneficente. Depois, as atividades deverão ser comprovadas para a Comissão, por meio de uma Lista de Presença, do Formulário de Comprovação e também de fotografias das ações. Participar desta campanha é muito importante para o seu Capítulo, porque você estará ajudando a sociedade, visibilizando o trabalho do seu Capítulo, e engrandecendo a Ordem DeMolay como um todo!

 

Um pouco de história

WhatsApp Image 2017-03-01 at 23.03.29O Arrastão Nacional da Solidariedade começou na gestão 2012/2013 do SCODB, e a arrecadação de alimentos ultrapassou a marca de 32 mil kg de doações. Com números crescentes nos anos seguintes, o recorde ficou com a edição do ano passado, em que os DeMolays brasileiros levaram 85.122 kg às mãos de instituições de caridade em todo o país.

A intenção da Comissão Nacional de Filantropia é que este número cresça ainda mais e, como se a oportunidade de exercer sua cidadania já não fosse o bastante, o Arrastão da Solidariedade tem uma premiação para os três Capítulos que mais arrecadarem doações, à parte das premiações previstas pelo DNF. Para o primeiro colocado, por exemplo, o prêmio é um certificado, cinco rituais do grau DeMolay, um Manual de Práticas Ritualísticas, um Manual de Práticas Administrativas, e mais R$ 500, que serão entregues aos vencedores no Congresso Nacional, em Campo Grande.

Para participar do Arrastão da Solidariedade, o seu Capítulo precisa estar inscrito no DNF. Caso já esteja inscrito, não é preciso se inscrever novamente.

Você pode inscrever o seu Capítulo no DNF (e no Arrastão) pelo formulário aqui: https://goo.gl/D3S2M1

E para conferir os Capítulos inscritos, visite este link: https://goo.gl/lBEhxo

Veja, no HD virtual da Comissão Nacional de Filantropia, o material de apoio da campanha: https://goo.gl/LqBnYI.

O Regulamento do Arrastão da Solidariedade pode ser visualizado aqui.

Além disso, qualquer dúvida quanto ao Arrastão, você pode encaminhar para o e-mail: filantropias@demolay.org.br