Vem aí a 4ª Congregação Mineira da Ordem DeMolay!

Publicado em 16/02/2017 | Categorias: GCE, SCODB | Publicado por: 44297

bannersite

Neste fim de semana, o Grande Capítulo Estadual de Minas Gerais (GCEMG) sedia a 4ª Congregação Mineira da Ordem DeMolay, na capital Belo Horizonte. O evento tem a finalidade de proporcionar treinamento e qualificação às lideranças adultas e juvenis da Ordem, abordando diversos tipos de dificuldades enfrentadas no cotidiano dos Capítulos e organizações filiadas e paralelas.

Templo do Grande Oriente de Minas Gerais, palco do evento.

Templo Nobre do Grande Oriente de Minas Gerais, palco do evento.

Para o irmão Mário Diamente, Grande Mestre Estadual de Minas Gerais, o principal objetivo do evento é “congregar, unir e oportunizar um momento de convivência, para estreitar os laços, mostrando a importância de cada um na estrutura do GCE, no sentido de melhorar a gestão da nossa Ordem em toda a sua dimensão”, conta ele.

A Congregação contará com a presença de membros do Supremo Conselho, como o Grande Mestre Nacional, Álvaro Azevedo; o Mestre Conselheiro Nacional, Leonardo Rovilson e também o irmão Roberto Lopes, Grande Tesoureiro Nacional. “A congregação é sempre um momento ímpar de encontrar as lideranças do estado, e poder dividir conhecimento, integrando os Capítulos e regiões do Estado. É importante verificar a evolução do pessoal desde a 1ª edição até a mais recente, e ver que estamos em constante evolução em todos os cantos do estado”, explica Roberto.

História de Sucesso

A Congregação Mineira foi um evento criado pelo irmão Guilherme Santos, quando serviu como Grande Mestre Estadual de Minas Gerais, em 2015. Segundo ele, o mandato do GCE era muito curto, aspecto que criou diversas dificuldades logísticas, que ocasionavam um grande espaço de tempo até que o GME e o MCE tivessem contato com todas as lideranças do estado. Esta situação dificultava o trabalho do Grande Capítulo, que só conseguia ter um nível de alinhamento satisfatório quando estava próximo do fim das gestões

Sendo assim, a Congregação surgiu como uma oportunidade de unir os líderes de todas as esferas, aproveitando o momento para oferecer treinamentos especializados, focando no desempenho das funções administrativas. “Na primeira edição, viabilizamos a presença de 75% dos capítulos, ficando a hospedagem e alimentação a cargo do GCEMG. Oferecemos também treinamentos em liderança com profissionais de coaching, o que ajudou a motivar esses líderes”, revela Guilherme, que hoje ocupa a função de Grande Secretário Geral do SCODB, e também estará presente nesta edição do evento.

A primeira Congregação teve um impacto extremamente positivo naquele ano, pois o contato estreito entre os Mestres Conselheiros e o GCE possibilitava respostas mais rápidas e eficientes, possibilitando diversas melhorias para Minas Gerais, e colocando a Congregação no calendário fixo do estado.

Expectativa

schottDurante o evento, o Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais, o irmão João Guilherme Schott, presidirá a sessão ritualística estadual, acontecimento que marca, simbolicamente, o início das atividades do GCEMG em 2017. “Estamos trabalhando muito pra oferecer aos DeMolays mineiros um evento de qualidade,  que gere bons frutos para os congressistas, e consequentemente para a Ordem DeMolay. Além disso, o fato de poder reencontrar grande amigos e irmãos, congregando de fato, nos dão ânimo para continuar trabalhando em prol de tudo aquilo que acreditamos!”, afirma o irmão.