mansur-2

17 de Julho • Dia Nacional em Memória ao Tio Alberto Mansur – Fundador da Ordem DeMolay no Brasil

Publicado em 15/07/2016 | Categorias: Comissões, GCE, GNLJ, Institucionais, SCODB | Publicado por: Dú Murbach

Na madrugada do dia 17 de julho de 2012, a Ordem DeMolay brasileira ficava mais triste. Era como se uma de suas velas, aquelas das sete virtudes, tivessem se apagado também.
Nesse dia, o Tio Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil, passava para o Oriente Eterno, e iria agora, conduzir os trabalhos lá de cima.

Nascido em 7 de setembro de 1922, em Vargem Alegre (RJ), Tio Mansur lutou na década de 1970 para a fundação do primeiro núcleo da instituição em terras brasileiras, o Capítulo Rio de Janeiro nº 001. Mais tarde, foi um grande incentivador das fundações de vários capítulos, com destaque para o Nordeste, onde ajudou o maçom potiguar Francisco de Assis Santiago a fundar o Capítulo de Caicó.
Ele tomou conhecimento da existência da Ordem através da leitura do “The New Age – July 1969”, um comemorativo do cinquentenário da Ordem. A partir de então, interessou-se em trazê-la para o Brasil, revelando esse desejo ao soberano Grande Comendador norte-americano George A. Newbury em 1974. Cinco anos depois, em 1979, o então Grande Mestre Internacional C.C. “Buddy” Faulkner, líder e entusiasta da ordem, autorizou Tio Mansur a fundar a Ordem DeMolay no Brasil, nomeando-lhe, em 1980, membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.
O trabalho incessante do Tio Mansur, com toda certeza foi decisivo para o fortalecimento e sucesso da Ordem DeMolay no Brasil. Foram 32 anos de dedicação ininterruptas à Ordem DeMolay, divulgando e levando o ideal de Franck Sherman Land por todos os lugares em que ele passava.
O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, nas pessoas de seu Grande Mestre Nacional, Ilan Kelson e de seu Mestre Conselheiro Nacional, Matheus França, rendem homenagens ao dia 17 de julho, data em que nosso amado Tio Mansur foi morar junto ao Pai Celestial no Oriente Eterno.

Comissão Nacional de Comunicação

WhatsApp-Image-20160712 (3)

WhatsApp-Image-20160712 (4)

mansur-2

mansur-3