valenca4

GCERJ e GCEMG: Grande Mestre Nacional e Mestre Conselheiro Nacional cumpriram intensa programação no início de outubro, nos Grandes Capítulos de MG e RJ.

Publicado em 30/10/2015 | Categorias: SCODB | Publicado por: 76780

No início do mês nosso Tio Ilan Kelson e o Irmão Matheus França, participaram de momentos históricos para a Ordem DeMolay brasileira, momentos estes, que marcaram o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Iniciando viagem, na sexta-feira (02/10), juntamente o Irmão Thiago Julianello Monteiro, Presidente da Comissão de Relações Institucionais, nossos líderes nacionais, visitaram a Sede do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, no campo de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A visita teve como objetivo, estreitar os laços fraternais e agradecer o apoio e reconhecimento dado a Ordem DeMolay brasileira. O Supremo Conselho empresta um de seus Templos ao Convento Sir Percival de Gales – Nº 001, primaz da América Latina. Os ilustres Tios, Soberano Comendador, Enyr de Jesus da Costa e Silva, e Soberano Lugar-Tenente Comendador, Cid Ney Filardi Ramos, receberam o Irmão Matheus e o Tio Ilan (Grau 33) com imenso carinho, reafirmando os votos de apoio à Ordem DeMolay. Confirmando este apoio, o Tio Enyr enfatizou: “A Ordem DeMolay é o futuro da Maçonaria, adoto todos vocês como meus filhos. Meus filhos, respeitem o legado da Maçonaria e sigam adiante fortalecendo-os. Confio em vocês!”.

valenca1
Tio Ilan Kelson – GMN, Tio Enyr – Soberano Comendador, Tio Cid Soberano Lugar-Lugar Tenente
e o MCN Matheus França

Ainda na sexta-feira (02/10), nosso MCN e GMN visitaram a Sede do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, onde alinharam as diretrizes administrativas da Sede com os colaboradores, revisaram projetos, supervisionaram as necessidades, atualizaram os dados e definiram controles de qualidade e renovação de estoque da Loja DeMolay.

Já no sábado(03/10), o Irmão Matheus e Tio Ilan foram até Juiz de Fora(MG), para diversas atividades em comemoração aos 30 anos do Capítulo “Juiz de Fora” – Nº 33. Participaram da reunião da Távola “Juiz de Fora” – Nº 01, Mater da América Latina. O MCN e o GMN entregaram a todos os Escudeiros pins comemorativos dos 30 anos do SCODB, além de deixarem seus contatos pessoais para quaisquer eventualidades.

valenca2
Visita a Távola “Juiz de Fora” – Nº 01

No período da tarde e da noite, nossos líderes participaram das atividades do Capítulo, na Sessão Magna de Iniciação, onde sete novos irmãos ingressaram nas fileiras do Capítulo, e da Sessão Magna de Aniversário de 30 anos do Capítulo, que contou com diversas autoridades maçônicas e DeMolay: Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo, Venerável da Loja Patrocinadora do Capítulo, representantes de inúmeras Lojas Maçônicas, Presidente do Conselho de Veneráveis Mestres de Juiz de Fora, Tios Legionários do SCODB, inúmeros Ex MCs do Capítulo ao longo de seus 30 anos, MCs visitantes, MCR da 9ª Região de MG, Tias do Clube de Mães, Primas do Bethel Karen Happouk Nº 08, GSE e GSEA do GCE/MG, Irmãos Saulo Humberto e Olavo Bevilaqua, do Tio Augusto, Ex-GME/MG e do Irmão Victor Pessamiglio, Presidente da Comissão Nacional de Comunicação e Ex-MCE/MG, além do Tio Ilan Kelson, Grande Mestre Nacional e Irmão Matheus França, Mestre Conselheiro Nacional.

valenca3
Sessão Magna em comemoração aos 30 anos do Capítulo “Juiz de Fora” – Nº 33

Por fim, no domingo, o MCN e o GMN voltaram ao Estado do Rio de Janeiro, desta vez, direto para a cidade de Valença, para as atividades de Instalação do Capítulo “Valença – Visconde do Rio Preto” – Nº 772. Foi realizada Sessão de Iniciação aos Graus Iniciático e Demolay, de todos os jovens do capítulo. No final da tarde, iniciou-se a Sessão de Instalação, que contou com a presença de diversas autoridades maçônicas e DeMolays, membros da sociedade civil, representantes de diversos Capítulos do Rio de Janeiro, MCR da Região Costa Verde e Médio Paraíba, Igor Masid, do MCE/RJ, Matheus Fernandes, do GME/RJ, Fábio Vladimir, G1C GCERJ Tio Pena, e de diversos representantes de Lojas Maçônicas e Secretários do GCERJ.

A Sessão foi histórica e especial, pois fora realizada dentro da Loja Maçônica em que o Tio Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil, iniciou na Maçonaria em meados de 1950. Após 65 anos de sua iniciação na Maçonaria, um de seus grandes sonhos foi realizado: A Instalação de um capítulo na cidade de Valença, graças ao trabalho incansável das lideranças do GCERJ e região Costa Verde Médio Parnaíba, irmanados com o apoio incondicional e irrestrito do GMN Ilan Kelson e MCN Matheus França.

valenca4
Instalação do Capítulo “Valença – Visconde do Rio Preto” – Nº 772

valenca5
GME-RJ Tio Fábio Vladimir; GMN Tio Ilan Kelson; MC do Capítulo Instalador Patrik Esper; MCN Matheus França e MCE-RJ Matheus Fernandes

valenca6Tio Ilan GMN; Patrik Esper MC Cap Instalador e Matheus França MCN

valenca7
Documento histórico, onde consta a Ficha de Iniciação do Tio Mansur na Loja Maçônica Perfeita União, filiada ao Grande Oriente do Brasil

Nosso GMN e MCN levaram as diretrizes da atual gestão do SCODB, que juntos conduziram seus votos de apoio irrestrito ao Capítulo e ao Estado do Rio de Janeiro. Ainda assim, promoveu-se profunda reflexão a respeito da grandeza e da responsabilidade da Ordem DeMolay para o nosso mundo, de maneira que, estaríamos enquanto Líderes Nacionais a frente do Supremo Conselho, conduzindo essa missão para toda a nação Demolay, enquanto verdadeiros e leais Irmãos para esta jornada.

Leonardo Renz
Secretário Nacional de Comunicação
GNLJ/SCODB