XXI Congresso Estadual da Paraíba

Publicado em 04/10/2013 | Categorias: SCODB | Publicado por: SERGIO LUIZ

O XXI Congresso Estadual da Paraíba da Ordem Demolay, ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro de 2013 sediado na cidade de Patos, pelo Capítulo Cavaleiros da Morada do Sol No529.

Contou com a presença dos irmãos Rodrigo Cardoso Grande 1º Conselheiro, Yan Walter Mestre Conselheiro Nacional, Marcelo Leal Grande Mestre Estadual do Piauí, Francisco Armínio Mestre Conselheiro Estadual do Piauí, Hilton Sales Representante do Pernambuco eArrizon Olinto Diretor Administrativo da Alumni Brasil – RJ.

Todos os Capítulos do Grande Capítulo do Estado da Paraíba se fizeram presente no evento. A 1ªRegião estavam presentes os Capítulos, Cavaleiros das Sete Virtudes III No721 de Itabaiana, Francisco de Souza Filho No266 e Guardiões do Real Segredo No671 de João Pessoa, capitaneados pelo seu Mestre Conselheiro Regional Cláudio Neto.

Rafael Silva Linhares Mestre Conselheiro Regionalda 2ª Região, com membros dos Capítulos João Bosco Marques de Sousa No509 da cidade de Sousa,Cavaleiros Templários de Pombal No363 e do Capítulo anfitrião do evento Cavaleiros da Morada do sol Nº 519 de Patos.

Matheus França,Mestre Conselheiro Regional da 3ª Região estave presente com representantesdos Capítulos: União e Beneficência No650 de Campina Grande, Manoel Martinez Fernandez No701 de Monteiro eCavaleiros de São Tomé No719 de Sumé.

A Assembleia ocorreu conforme esperado, a prestação de contas apresentada pelo Grande Secretário Estadual Renan Félix foi aprovada.A palavra foi aberta aos presentes para que sugestões fossem realizadas.

O Capítulo Cavaleiros do Seridó No739 de Junco do Seridó foi incluído na 2ª Região Administrativa.

O capítulo de Patos e Itabaiana realizaram a leitura de um relatório de atividades da gestão 2013.1.

Assim como o Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região evidenciou todos os trabalhos realizados nesses 6meses de gestão, como também realizou a entrega do prêmio da campanha regional de doação de livrosno valor de R$200,00 fornecidos pelo GCE-PB e que foi destinado ao Capítulo Francisco de Souza Filho No266 que arrecadou 535 livres ficando em primeiro lugar e 494 livrosarrecadados pelo Capítulo Cavaleiros das Sete Virtudes III No721, segundo colocado.

Em seguida deu-se procedência as eleições ineditamente conduzidas pelo Tribunal de Justiça Demolay da Paraíba (TJD-PB) presidido pelo Ilustre Juiz Carlos Diego e o Secretário do TJD-PB Ronaldo Cavalcante, onde verificaram a regularidade e aptidão dos capítulos para votação, tiveram direito de voto os Capítulos, Cavaleiros das Sete Virtudes No721, Francisco de Souza Filho Nº 266, Manoel Martinez Fernandez No701 e União e Beneficência N° 650. Foram eleitos para gestão 2013/2014 do Grande Capítulo do Estado da Paraíba os irmãos Raimundo Luiz Queiroga para o cargo de Grande Mestre Estadual e o irmão Rafael Ataíde para o cargo de 2º Grande Mestre Estadual Adjunto. Para o Gabinete da Liderança Juvenil foram eleitos os irmãos Matheus França para o cargo de Mestre Conselheiro Estadual e Pedro Isaac para o cargo de Mestre Conselheiro Estadual Adjunto. Logo após o TJD-PB teve seu regimento interno aprovado em assembleia mediante modificações realizadas em alguns artigos.

O congresso contou também com atividades de enriquecimento intelectual como apresentação de workshops sobre Práticas Ritualísticas e Associação Alumni apresentadas respectivamente pelos irmãos Yan Walter e Arrizon Olinto.

A cerimônia de encerramento do congresso foi marcada pelas cerimônias

  • Posse do GME, 2GMEA, MCE e MCEA;
  • Concessãoda Cruz de Honra ao irmão Renan Félix e Legião de Honra ao irmão Adriano Ramos, ambos do Capítulo Guardiões do Real Segredo No671.
  • Premiação do Torneio Ritualístico Estadual que teve como ranking o irmão Matheus França (Cap. União e Beneficência )em 1º Lugar, Pedro Isaac (Cap.Francisco de Souza Filho) em 2º e Matheus Araújo (Cap.Cavaleiros das Sete Virtudes) em 3º Lugar.

Na manhã de domingo (22) houve uma Elevação Estadual no qual foram elevados dois irmãos iniciáticos.

A equipe do Grande Capítulo do Estado da Paraíba no nome do seu Grande Mestre Estadual Raimundo Luiz, parabeniza todos os integrantes do Capítulo Cavaleiros da Morada do Sol No529, pelo caloroso acolhimento e extrema competência na resolução dos trabalhos. Agora nos restamos bons momentos que ficarão sempre nas nossas lembranças. Ansiosamente aguardamos pelo próximo congresso na esperança de que o mesmo possua uma egrégora tão prazerosa quanto a que se fez presente em Patos. Parabenizamos também o GCE-PB no nome de Adriano Ramos,Ex-Grande Mestre Estadual e o Gabinete Estadual da Liderança Juvenil no nome de Vinícius Campos,Ex-Mestre Conselheiro Estadual, pelos trabalhos desenvolvidos na gestão 2012/2013, proporcionando o engrandecimento de nossa ordem na Paraíba. Uma nova gestão se inicia e esperamos contar todos, com a mesma garra e disposição. Com responsabilidade, comprometimento e dedicação, estaremos dando nossos primeiros passos para o fortalecimento dos alicerces da Ordem Demolay na Paraíba!

É compromisso do Grande Capítulo do Estado, na pessoa do Grande Mestre Raimundo Luiz Queiroga de Oliveira, junto a todo o corpo da Gestão Estadual, a luta vigorosa pela melhor atividade gestora da organização. Toma por meta o aperfeiçoamento das melhores características de seus membros e o plantio dos verdadeiros tronos e riquezas da pessoa humana. Executar a tarefa laborativa com a maior primazia é uma das mais hasteadas bandeiras do Grande Capítulo da Paraíba, e a execução das forças da melhor convivência e respeitosa igualdade que deve consolidar os relacionamentos entre todos os homens. Seguirão ornadas as grandes obras vindas como fruto do trabalho desta Ordem e sempre essas serão cultivadas para proliferação das mais gloriosas ações e das mais singelas às magníficas atitudes filantrópicas, alimentando a pureza das virtudes do ego adolescente e as incentivando como hábito e fato de perdura.

As obrigações são medidas de acordo com o dever de cobrir as necessidades dos membros e, por sua vez, dos seus Capítulos, sempre incitando a melhor cooperação entre as regiões que subdividem o Grande Capítulo e fissurando a manutenção da maior competência administrativa no ato de melhor gerir a Ordem DeMolay do Estado.

A expansão das atividades é um alto que a Paraíba tem sentido com o surgimento de muitos novos Capítulos. A fixação concreta dos fundamentos da Ordem é um dever dessa Gestão, acompanhando, guiando e fazendo com que o melhor seja sempre prática e, rotineiramente, motivo de engrandecimento dos Capítulos e daqueles que deles fazem parte.

Por consequência, teremos a manutenção do respeito aos nossos feitos e admiração pelos nossos projetos, conquistando crescentemente o bem querer de toda sociedade pela nossa formidável causa. Pois, – e isso nos serve de afago – a grandeza dos nossos jovens deve ser medida pelas suas coesas ações e imensuráveis virtudes, também seus tão inquebrantáveis companheirismos e a suas dignidades, pelo caráter de cada um.

Cada jovem DeMolay, em uma só razão, uma só Ordem! Por fim, ao avanço!

Saudações a todos !

#AvantePbNovaERA

Texto: Raimundo Luiz Queiroga

Tags: