12II Encontro Macrorregional do Centro Norte dá origem a “Carta de Porto Velho”

II Encontro Macrorregional do Centro Norte dá origem a “Carta de Porto Velho”

Publicado em 09/04/2013 e alterado em 13/08/2013 | Categorias: GCE | Publicado por: Corazza

O II Encontro Macrorregional do Centro Norte da Ordem DeMolay foi realizado no último sábado (06), em Porto Velho, na capital de Rondônia. O evento teve como tema “Representatividade DeMolay”, proporcionando debates construtivos que geraram ideias e sugestões para modernizar e atualizar o Estatuto Social e o Regulamento Geral do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB).

Os temas apresentados pelos Estados foram debatidos individualmente. Depois do diálogo, cada proposta foi colocada em votação e o resultado deu origem a Carta de Porto Velho. As sugestões dos Estados do Centro Norte serão encaminhadas até o dia 20 de abril para a Assembleia Geral e devem ser colocadas em votação no Congresso Nacional da Ordem DeMolay (CNOD), que ocorrerá em Minas Gerais.

O evento também teve em sua programação uma palestra motivacional ministrada pelo Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, maçom Jorge Antonio Peixoto da Silva. Por fim, às 16h30, teve início um passeio histórico e cultural.

“Este evento consolida a união fraterna de uma região distante e afastada do resto do país, mas que faz a verdadeira Ordem DeMolay não deixando desejar nada a nenhum outro Grande Capítulo”, destacou o membro da Comissão Nacional de Relações Institucionais do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Ilan Kelson.

Kelson destacou ainda a organização do evento encabeçada pelo Grande Capítulo Estadual e pelo Gabinete Estadual de Liderança Juvenil. “Se preocuparam com a arte da camisa, crachá, lembrança com chaveiro e bombom de fruta local, locação de ônibus e um barco para fazer um passeio sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e as usinas que estão sendo construídas no Rio Madeira. O nível do hotel, alimentação, auditório… foi tudo perfeito e todos saíram com uma excelente impressão da logística e organização do evento”, elogiou.

O Grande Mestre Estadual de Santa Catarina, Toni Haag, concorda com Kelson e classifica o encontro como “ímpar”. “Extremamente bem organizado, com pontualidade, momentos de confraternização. Foi ímpar”, destaca.

Pré-candidatura

Durante o encontro, o Grande Mestre Estadual de Rondônia, Carlos Aberto Marques Ribeiro, lançou a pré-candidatura do Grande Capítulo Estadual de Rondônia para sediar o Congresso Nacional da Ordem DeMolay no ano que vem, e pediu apoio dos Grandes Capítulos Estaduais.

“Com o mesmo espírito que foi para realizar esse encontro e em conversas com as lideranças do Estado, o GCE-RO decidiu abraçar essa causa. Após 14 anos, queremos sediar outro CNOD. Esse agora com um gosto de crescimento, em virtude da importância do GCE na Região Norte para a expansão e crescimento da Ordem DeMolay”, ressalta o Grande Mestre Estadual.

Presença

Estiveram presentes no encontro, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de Rondônia e Membro Honorário do SCODB, Juraci Jorge da Silva; o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil do Amazonas, Aurélio de Aguiar Moita Júnior; o Grande Mestre Estadual do Grande Capítulo do Mato Grosso, Otávio Cecílio de Oliveira; o Grande Mestre Estadual Adjunto do Grande Capítulo do Mato Grosso do Sul, Roberto Pio; o Grande Mestre Estadual do Grande Capítulo de Santa Catarina, Toni Haag; o Membro da Comissão Nacional de Relações Institucionais do SCODB e representante do Grande Capítulo Estadual do Piauí, Ilan Kelson; o Mestre Conselheiro Nacional, Mateo Scudeler; entre outras autoridades adultas e juvenis.
A ida do Grande Mestre Nacional, Alexandre Volney Rizzi, estava confirmada até sexta-feira (06). Motivos profissionais, porém, levaram ao cancelamento de última hora. Mesmo de longe, Rizzi tomou conhecimento dos assuntos abordados e da organização exemplar do encontro. “O GCE-RO está de parabéns pela forma como conduziu o encontro, proporcionando debates de alto nível. A troca de experiências entre os Grandes Capítulos Estaduais com toda certeza fortalecem e trazem benefícios para nossa Ordem”, destacou o Grande Mestre Nacional.

Relações Institucionais

O membro da Comissão Nacional de Relações Institucionais do SCODB, Ilan Kelson, aproveitou a presença em Porto Velho para estreitar os laços com o Grande Oriente do Brasil de Rondônia. Em visita a sede do GOB/RO, Ilan conversou com o Grão-Mestre, Juraci Jorge da Silva, e reforçou a importância do apoio ao Grande Capítulo Estadual de Rondônia. “Enquanto Grão-Mestre ele não vai poupar esforços para apoiar cada vez mais nossas empreitadas em prol da juventude”, contou o membro da Comissão Nacional de Relações Institucionais.

Na noite de sexta-feira (06), Ilan Kelson, acompanhado do Grande Mestre Estadual Adjunto do Mato Grosso do Sul, Roberto Pio, do Grande Secretário do Grande Capítulo do Mato Grosso do Sul, Rafael Rezende de Oliveira, do Grande Mestre Estadual de Santa Catarina e membro da Comissão Nacional de Relações Institucionais, Toni Haag, e do Grande Mestre Estadual de Rondônia, Carlos Alberto, visitaram a Loja Verdade, em agradecimento ao apoio e dedicação dos maçons com o SCODB.
Destaque também para a participação ativa do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil do Amazonas, Aurélio de Aguiar Moita, Júnior, que aproveitou o encontro para reforçar que até o final do semestre o Capítulo Manaós e o Grande Capítulo Estadual do Amazonas estarão reinstalados.

Texto/crédito: Maycon Corazza