14Discurso proferido pelo Grande Mestre Nacional, Alexandre Volney Rizzi, por ocasião da Sessão Solene de Homenagem ao Dia DeMolay na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Discurso proferido pelo Grande Mestre Nacional, Alexandre Volney Rizzi, por ocasião da Sessão Solene de Homenagem ao Dia DeMolay na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Publicado em 28/03/2013 e alterado em 01/08/2013 | Categorias: SCODB | Publicado por: Rizzi

Hoje é um dia muito especial para a Ordem DeMolay, onde a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nos recebe em sessão solene para comemorar o Dia do DeMolay no estado de São Paulo.

Desnecessário se faz tecer qualquer comentário acerca da história da Ordem DeMolay, bem como de seu herói e mártir Jacques DeMolay, pois ela está viva nas mentes e corações de todos que aqui estão, constituindo-se hoje, para nós, em um grande tesouro que guardaremos por toda nossa existência.

Muito se propaga que a Ordem DeMolay dedica-se à formação de jovens, provendo-os de sentimentos e atitudes como a Lealdade e a Fidelidade, a Pureza e o companheirismo, o Amor aos Pais e à Pátria. Sem dúvida que esta premissa é verdadeira, mas na realidade o objetivo da Ordem DeMolay é muito maior: formar os Adultos que tomarão para sí o encargo de conduzir os destinos desta grande nação, cidadão conscientes de seus deveres e da responsabilidade de tornar este mundo um pouco melhor, mais justo e igual.

E o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, vem desenvolvendo, ao longo dos tempos, um sério e dedicado trabalho para poder fornecer aos jovens dos quatro cantos desta nação esta possibilidade tão importante.

Milhares de jovens já passaram por suas fileiras e tornaram-se adultos que hoje ocupam posições importantes e de relevância no cenário, social, político, acadêmico, cultural e judicial e nas mais diversas áreas profissionais deste nosso pais, contribuindo, com atitudes e comportamentos ético e cidadão, com seu crescimento e desenvolvimento.

Mas o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil tem mais um motivo para comemorar, pois neste ano, mais precisamente no dia 19 de novembro, completaremos 30 anos em que a Ordem DeMolay fincou-se em solo paulista, na cidade de São Vicente, com a fundação do Capítulo São Vicente, 16, que foi fundado no ano de 1983.
Portanto, hoje a Comemoração é dupla, e ao comemorarmos estas datas reafirmamos nosso firme propósito de preservar os ideais preconizados pelo Tio Frank Sherman Land, que nos foram trazidos ao Brasil pelo Tio Alberto Mansur, para termos papel relevante e preponderante na construção de um mundo mais justo e igualitário.
E para finalizar, não poderíamos deixar de lembrar da Maçonaria, pois sem ela nosso trabalho não seria possível, pois por ela somos patrocinados e protegidos e a ela seremos eternamente agradecidos.