Apaixonado por ritualística, Mestre Conselheiro Nacional Adjunto lança livro

Publicado em 28/11/2012 e alterado em 13/08/2013 | Categorias: GNLJ | Publicado por: Corazza

O Mestre Conselheiro Nacional Adjunto da Ordem DeMolay, Yan Walter, lançou na abertura oficial do XVII Congresso Mineiro, realizado no dia 17 de novembro, em Pouso Alegre, o livro “Caderno de Estudos Ritualísticos”. ·A publicação é um reflexo da paixão do DeMolay pela ritualística da Ordem.

“Frequentemente, eu reclamava a ausência de um material oficial sobre prática Ritualística, algo que fosse suficientemente didático e eficiente para instrução dos Irmãos. Assim, depois da última palestra interestadual que fiz, no Mato Grosso do Sul, em agosto deste ano, senti vontade de perpetuar as explanações que tinha nessas palestras, então surgiu a vontade de transcrevê-las”, contextualiza o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Yan Walter.Read More

A partir da inspiração, Yan começou a escrever o livro. Algumas partes já haviam sido feitas para utilizar em aulas e palestras, outras ainda estavam no campo das ideias.· De acordo com ele, logo quando o trabalho começou, o Grande Mestre Nacional do SCODB (Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil), Alexandre Volney Rizzi foi procurado e “se demonstrou muito receptivo à ideia, sendo de grande motivação para a realização do trabalho”.

Yan explica que aproveitou o período de greve da UFPI (Universidade Federal do Piauí), onde cursa Direito, e se dedicou quase que exclusivamente ao livro. “Iniciei em agosto e terminei no dia 19 de outubro, feriado de Independência do Piauí. Durante esse tempo, tive a grande ajuda de um Irmão Iniciático que serviu de laboratório para o livro. Escrevia e enviava para ele: se ele não entendesse algo ou tivesse alguma dúvida, refazia aquela parte até ficar totalmente acessível”, conta o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto.

Ao finalizar o trabalho, Yan encaminhou o material para Irmãos das Comissões Nacionais de Ritual, Liturgia e Joias e de Treinamentos. O último crítico da obra foi o presidente da Comissão Nacional de Ritual, Liturgia e Joias, Irmão Erick de Oliveira Santos. Após a aprovação, o livro seguiu para os últimos ajustes antes da impressão. “O SCODB foi fundamental nesse processo por reconhecer o livro como oficial, assim como suas informações, e por se responsabilizar pela publicação e venda do material para toda nossa nação DeMolay”, destaca Yan.

Conteúdo

O livro “Caderno de Estudos Ritualísticos” possui 116 páginas e é dividido em cinco capítulos, além de uma dedicatória, um prefácio e de uma apresentação. No final, a obra conta com 25 exercícios para o leitor testar os conhecimentos.

Yan Walter destaca que a principal preocupação foi de que o livro fosse didático e acessível. “Abordamos a parte prática do Ritual, sem maçonismos e sem simbologia. Dessa forma, procuramos superar os impasses de vícios ritualísticos e apresentar como deve ser feita a Ritualística ‘pura’. Procuramos escrever como se estivéssemos dialogando, conversando com o leitor, para facilitar a leitura”, pontua.

A publicação está sendo comercializada pela Loja DeMolay, através do site oficial (www.lojademolay.org.br). Além disso, nos congressos estaduais também irão exemplares para serem vendidos. O livro está sendo vendido por R$ 20 e é possível pagar por boleto bancário, cartão de crédito e débito em conta.

Sentimento

 Ao ver um sonho se tornando realidade, o sentimento do Mestre Conselheiro Nacional Adjunto é de dever cumprido.· “Sempre senti que tenho uma grande dívida com a Ordem DeMolay, pelo poder de transformação que ele teve e tem na minha vida. Se não fosse a Ordem, certamente eu não seria o homem que sou hoje. Tento retribuir, então, servindo aos meus Irmãos, assim como fui servido e bem acolhido em toda essa jornada”, afirma Yan Walter.

Quem é?

Yan Walter Carvalho Cavalcante nasceu em 14 de fevereiro de 1993, em Picos, no Piauí. DeMolay filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, iniciou em 1º de maio de 2005, no Capítulo Luiz Ribeiro Gonçalves Neto nº 408. Desde então ocupou diversos cargos dentro da estrutura da Ordem, sendo Segundo Conselheiro por cinco gestões capitulares, Secretário Estadual de Ritualística do Piauí por três anos, Mestre Conselheiro Estadual do Piauí (2011/2012) e Secretário Nacional de Ritualística (2011/2012).

O DeMolay destaca-se também pela criação do Programa de Aprofundamento de Estudos (PAE) e do Desafio Nacional de Ritualística. Atualmente, ocupa o cargo de Mestre Conselheiro Nacional Adjunto do Gabinete Nacional da Ordem DeMolay (2012/2013). É autor do blog http://rotinademolay.com/. Na vida profana, é acadêmico de Direito na Universidade Federal do Piauí.

Texto/Crédito: Maycon Corazza