Supremo Conselho do Grau 33 reconhece SCODB como único, soberano e legítimo

Publicado em 14/11/2012 e alterado em 13/08/2013 | Categorias: SCODB | Publicado por: Corazza

O Supremo Conselho do Grau 33 (SC33) do Rito Escocês Antigo e Aceito reconheceu o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) como única instituição, soberana e legítima para gerir a Ordem DeMolay no Brasil. O decreto oficializando a posição foi assinado em agosto e divulgado no último sábado (11), durante as comemorações dos 180 anos da instituição maçônica.

De acordo com o Grande Mestre Nacional do SCODB, Alexandre Volney Rizzi, o Tratado de Reconhecimento foi uma grande surpresa. “Na realidade o que buscávamos há algum tempo era um Tratado de Amizade, mas para nossa grata surpresa fomos agraciados com um Decreto de Reconhecimento, o que nos deixa muito honrados pela confiança a nós depositada”, afirma Rizzi.

Rizzi destaca a importância do Supremo Conselho do Grau 33. “Sendo o SC33 uma Instituição maçônica que completa 180 anos e conta em seus quadros com as mais altas dignidades maçônicas de nosso país, pode-se muito bem avaliar o peso desta Instituição. Este peso mede-se por sua história, pelo respeito e por sua tradição bem como pelos inúmeros maçons que por ali passaram e que ajudaram a construir a história de nosso país”, argumenta.

O decreto trará como reflexos garantir ainda mais confiabilidade e respaldo para que o SCODB atue junto às Lojas Maçônicas, com o objetivo de mostrar a importância de se patrocinar um Capítulo DeMolay.· O documento é ainda um reconhecimento da História, maior prova da soberania do SCODB.

“Sem dúvida alguma este decreto faz jus e comprova o que a história já conta, ou seja, a legalidade e a soberania para gerir a Ordem DeMolay em nosso pais é do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, que a custa de muita luta e trabalho de inúmeros jovens e maçons mantem em plena atividade há mais de 25 anos este honroso mister de proporcionar a nossos jovens uma formação sadia e cidadã”, enaltece o Grande Mestre Nacional.

A solenidade em que o decreto foi tornado público contou com a presença de vários Grãos Mestres do Grande Oriente do Brasil (GOB), DeMolays e autoridades maçônicas. Representando o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil nas comemorações do SC33 estiveram presentes: o Grande 1o Conselheiro, Rodrigo Cesar Cardoso, o Ex-Mestre Conselheiro Nacional, Rafael dos Reis e o Ex-Mestre Conselheiro Estadual do Rio de Janeiro, Raphael Castro.

Crédito/Texto: Maycon Corazza